Em 8 meses, Centro de Especialidades Odontológicas de Osasco realizou mais de 13 mil procedimentos

Cidades Destaque

Com um time formado por 30 profissionais dentistas especialistas e sete auxiliares em Saúde Bucal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ligado à Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Osasco, e que integra o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou entre 17/3 e 11 de novembro, 13.434 procedimentos entre as oito especialidades oferecidas: dentística, odontopediatria, bucomaxilofacial, periodontia, endodontia, protesista, semiologia (tratamento para pacientes com câncer bucal) e especialista para paciente com necessidades especiais (PNE), atendendo 10.757 pacientes.

O balanço, extraído pela Coordenadoria de Saúde Bucal, do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (DAB), mostra que nos meses de setembro e outubro (fase de maior flexibilização da quarentena pelo Plano São Paulo) foram realizados 2.508 e 2.846 atendimentos, respectivamente.

Já entre março e junho, devido à recomendação da Vigilância Sanitária para restrição do uso da caneta de alta rotação (utilizada para restaurações e alguns procedimentos cirúrgicos), o CEO passou a atender apenas pacientes com casos de urgências ou emergências odontológicas, totalizando nesse período 1.556 atendimentos. Julho contabilizou 1.015 consultas realizadas, agosto 1.906 e novembro (até dia 11) 926 atendimentos.

PERÍODOATENDIDOSPROCEDIMENTOS
MARÇO (A PARTIR DO DIA 17)733178
ABRIL29040
MAIO7075
JUNHO4631.320
JULHO1.0151.794
AGOSTO1.9062.655
SETEMBRO2.5083.042
OUTUBRO2.8463.306
NOVEMBRO (ATÉ DIA 11)9261.024
TOTAL10.75713.434

O CEO Osasco é o maior Centro Odontológico da Região Oeste da Grande São Paulo e conta com uma moderna infraestrutura, além de equipe especializada para tratar casos complexos de odontologia.

Segundo o prefeito Rogério Lins, o Centro de Especialidades Odontológicas é uma importante ferramenta da saúde pública e visa contribuir nos cuidados da saúde bucal dos moradores da cidade.

Com as melhorias realizadas e a ampliação da equipe, o CEO tem hoje capacidade para realizar mais de 300 atendimentos por dia.

O CEO Osasco é o único do país que oferece as especialidades de odontopediatria e dentística. Duas especialidades que não são obrigatórias, de acordo com o Programa Brasil Sorridente, mas que é uma iniciativa da atual administração para melhor atender às necessidades de saúde bucal dos munícipes.

A gestora da unidade, Marilis G. Reis, explicou que todo esse trabalho tornou Osasco uma referência nacional e modelo de gestão e de implantação da odontopediatria e destística de restauração, dentro do sistema do Brasil Sorridente.

A doutora Cláudia Maria Mingarelli, uma das quatro especialistas que atendem na odontopediatria, relatou que os procedimentos mais realizados na área são de restauração (tratamento de cáries), traumas, doenças endodônticas e odontofobia.

O CEO Osasco também destaca por oferecer a especialidade de semiologia, que faz o tratamento de pacientes com câncer.

O CEO está localizado num prédio de quatro andares na Rua Atílio Delanina, 228, na Vila Campesina, tem 16 consultórios, salas de administração, reuniões, esterilização, de prótese, raio x, laboratório, depósito, almoxarifado, recepção, banheiros, cozinha e lavanderia. Também conta um espaço todo especial para as crianças ficarem enquanto aguardam o atendimento, que é a Brinquedoteca.

Outra novidade é o Escovódromo, voltado ao público infantil, que tem um filtro d’água, apropriado para fornecer água filtrada no processo de escovação infantil. O espaço fica dentro da brinquedoteca e ao lado do consultório de odontopediatria. Ele é utilizado pelos odontopediatras para ensinar os pequenos pacientes a correta escovação dos dentes e incentivar os pais a manterem os bons hábitos bucais dos filhos.

O CEO Osasco funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e o atendimento é realizado mediante encaminhamento odontológico de pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, cujo primeiro atendimento deve ser feito por meio dos profissionais da Atenção Básica.

Serviço

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h

Atendimento: somente mediante encaminhamento odontológico de pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde de Osasco


Endereço: Rua Atílio Delanina, 228 – Vila Campesina.

Informações: (11) 3685-3033

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *