O Programa Ecoenel, da Enel Distribuição São Paulo, que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), agora também está aberto à participação de clientes empresariais/CNPJ do Estado de São Paulo. O Ecoenel é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos.
Para aderir ao Programa, a exemplo do que já acontece com as pessoas físicas, basta apresentar a conta de energia da empresa candidata em qualquer um dos dez pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, a empresa-cliente poderá levar os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Lá, eles serão pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
A Enel repassa os resíduos captados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Mas se a empresa cadastrada possui um reciclador parceiro (que já é ou possa ser homologado pela Área de Meio Ambiente da distribuidora de energia), a tabela de preço dos resíduos pode ser negociada. No caso da empresa realizar a entrega de resíduos direto em um dos ecopontos fixos, a tabela de preço será a aplicada de acordo com o estabelecido no ecoponto. A empresa também pode optar por destinar o valor do bônus para uma instituição social de sua preferência.
1. O interessado em participar vai até um ponto de coleta do projeto Ecoenel levando uma conta de energia elétrica e efetua seu cadastro;2. O cliente recebe um cartão de adesão que dá direito à troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak;3. O material é pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado, que varia pelo tipo de resíduo;4. O participante recebe um comprovante do bônus, que será creditado na próxima conta de energia.