Estudantes de escola de Osasco ganham medalha de bronze em Olimpíadas

Capa Cidades

As alunas Carolina Amabili do Carmo Pinto e Estela Correia Leandro do Santos ganharam a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências, enquanto a aluna Yasmin Vitória da Silva foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A Olimpíada Nacional de Ciências, promovida pela Universidade Federal do Piauí, integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental. Seguindo os protocolos sanitários recomendados pela Secretaria de Saúde, as alunas estiveram na escola para receber os seus prêmios. Além das medalhistas, foram entregues certificados de Menção Honrosa a outros estudantes pelo ótimo desempenho nas duas Olimpíadas.

A participação da escola nesse tipo de competição vem ocorrendo anualmente desde 2019, com o incentivo da Profª de Física, Cristina Della Mata. Para ela participar dessas atividades é ultrapassar os limites da sala de aula, mas, principalmente, um momento de valorização da aprendizagem e das capacidades dos alunos, mostrando um cenário amplo de possibilidades para o futuro.

Perguntado sobre o segredo para atingir tais conquistas pelos alunos, o Diretor da Escola, Prof. Teder Roberto Sacoman diz que tudo isso é reflexo das ações promovidas pela escola e pelos professores, de uma atuação focada no desenvolvimento integral do aluno, de suas competências cognitivas e socioemocionais. “É somente com o incentivo e o apoio aos alunos, aos seus sonhos e aos seus Projetos de Vida, que conseguiremos transformar a realidade deles e da escola pública”, diz o Diretor. Sobre a situação do ensino público à distância, decorrente da pandemia do Covid-19, o Diretor Teder diz que a E.E José Geraldo Vieira tem seguido as orientações da Secretaria Estadual de Educação e da Diretoria Regional de Ensino – Região Osasco que, nas figuras do Dirigente Regional de Ensino, sr. Willian Ruotti, e da Supervisora de Ensino, Sra. Leia Soares Perrone, têm incentivado e apoiado as ações da escola. Localizada no bairro do Jd. Oriental, a Escola Estadual José Geraldo Vieira integra o Programa de Ensino Integral de Ensino Médio desde 2015, com as disciplinas da Base Nacional Comum, Disciplinas Eletivas, Atividades Complementares e os Clubes Juvenis. Nesse ano passou a oferecer, também, Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Logística. Dispõe também de quadras poliesportivas, laboratórios, sala de leitura, sala de informática, com uma prática sempre voltada para o desenvolvimento integral de seus alunos.

8 thoughts on “Estudantes de escola de Osasco ganham medalha de bronze em Olimpíadas

  1. Parabéns a todos! Pena que esses fatos não são muito divulgados.

  2. Estudei no colégio José Geraldo vieira minha infância toda, muitas lembranças boa desse colégio, aprendi muito e devo muito aos professores, diretores e coordenadores e claro as merendeira que cuidava de todos com muito carinho saudade desse tempo….
    Peterson Fernandes

  3. Parabéns pelo esforço desses estudantes vitoriosos e, para todos os Profissionais de Ensino envolvidos. Parabéns aos Pais e Familiares. Deus os abençoe para que suas escolhas na Vida venham ao encontro dos Planos de Deus.

  4. Ao passar pela proximidade dessa Escola era comum vermos expostos banners na grade externa apresentando o trabalho desenvolvido com protagonismo.. A partir dessa postura acreditamos que algo excepcional estava por vir.
    Não me surpreendi quando vi um outdoor com fotos e aprovação de vários alunos em universidades.
    Mais uma vez o trabalho dos profissionais dessa Escola e o empenho dos alunos faz renascer a nossa crença na educação como instrumento de mudança e construção do conhecimento.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *