Gustavo França, indo forte no kart e com sonho veloz: de Osasco para a Fórmula 1

Colunistas Esportes Márcio Silvio

Durante a semana ele estuda na parte da manhã e também tem o curso de inglês. Até aí tudo normal porque essa é a rotina da maioria dos colegas. Acontece que pinta um diferencial importante na vida desse garoto de 15 anos: Gustavo França é piloto de corrida e cumprindo um forte planejamento que aponta para pistas famosas. Se ele está acostumado a rasgar o tempo a mais de 120km/h ao ronco do kart, sabe que cada quilômetro o aproxima do sonho marcado para mais alguns anos – Gustavo fala com firmeza sobre esse sonho: chegar à Fórmula 1.


Mas antes de ir para o kart, como muitos ele tentou o futebol. No entanto, como cresceu nos circuitos de kart porque o pai pilotava por lazer, não demorou para pegar gosto. Hoje, Alexandre França é um pai realizado por ver o filhão entre os principais nomes da categoria Júnior e, mais ainda, por saber que a carreira do menino está nas primeiras aceleradas. “Não é nada fácil pela falta de apoiadores”, observa. “Os custos são altos e até agora temos sido paitrocinador. Entre tantos outros custos, são 10 mil reais por mês e só para o Campeonato Paulista.”
Alexandre França faz parte da diretoria da ACM de Osasco e o clube abre a piscina para Gustavo treinar natação como preparo físico. É o que ele tem como apoio. Em julho chega o Campeonato Brasileiro e o orçamento para competir bate em R$50 mil. “E depois nós temos o Mundial e só a inscrição custa R$14 mil. Mas tudo vale a pena porque o moleque é bom e vamos pra cima”, complementa.Por ora, os treinos do piloto estão para o Campeonato Paulista que já cumpriu a primeira etapa, estreia nada legal para Gustavo porque enrolou-se num acidente e deixou a prova. Agora vem a segunda etapa e ele está naquela adrenalina para acelerar tudo e se reabilitar. E a etapa acontece nesse sabadão no Kartódromo de Interlagos. “Tenho treinando bem e estou confiante”, resume o piloto osasquense.


Nesta sexta-feira, 6, ele não vai para a escola, não faz mais nada da vida comum porque passa o dia em Interlagos. Assim como todos os pilotos que vão para a segunda etapa, Gustavo tem que marcar presença forte nos treinos em busca do melhor tempo, a pole. O Paulista de Kart conta 16 pontos para o vencedor da prova; a partir daí e em ordem decrescente, são pontuados do segundo ao décimo quinto. O pole position ganha um ponto de bônus; o dono da volta mais rápida também ganha um pontinho.
O kartódromo tem como cenário de fundo a consagrada pista de Interlagos. Claro, Gustavo França olha para todo esse panorama já bem familiar e se vê ali num cockpit famoso daqui a alguns anos. “Esse é o objetivo. Logo ele estará subindo de categoria e se aproximando cada vez mais do sucesso profissional”, observa Alexandre e já antecipando: “Ele estuda inglês pra isso, já se preparando pra quando sair do país.”

1 thought on “Gustavo França, indo forte no kart e com sonho veloz: de Osasco para a Fórmula 1

  1. Gustavo sou sua eterna fã admiro seu talento . Vc é incrível e alcançará todos os seus objetivos . Eu acredito em vc . Pois apesar da pouca idade te admiro guerreiro. Parabéns anjo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *