O Colégio Haya completou no mês de setembro 41 anos de existência. A entidade se consolida como uma das principais referências educacionais na cidade de Osasco. Essa história começou com um grupo de seis amigos que queriam oferecer cursos supletivos em uma sala na rua Antonio Agú no centro da cidade. Logo depois mudaram para rua Primitiva Vianco e por fim se estabeleceram na Rua Virginia Aurora Rodrigues também no centro de Osasco. O atual prédio tem três andares, possui amplas instalações, 30 salas de aula, laboratórios de biologia, física e química, pátios e quadra de esportes. “O nosso desejo é de colaborar com a transformação das pessoas, porisso que nossos alunos são tão fieis ao nosso colégio, a maioria começa no maternal e vai até o ensino médio. Eles confiam na escola, os pais se sentem seguros.Nossa escola é mais humana, prepara cidadãos para a vida”, comenta a diretora pedagógica Maria da Conceição Nunes Yamato. Com base nessa didática, o Colégio Haya é uma das entidades educacionais que mais tiveram alunos na cidade são cerca de 50 mil em sua história. Maria diz que a receita de sucesso para manter o Haya é a honestidade. “Nós acreditamos no que estamos fazendo, fazemos com dedicação, o nosso diferencial é dar atenção especial por aluno, sabemos o nome de cada um. Aqui aluno não é um número.”


Para os próximos 41 anos, os planos são simples, mas fundamentais para alunos e pais que depositaram a confiança no Colégio Haya. “Nós queremos continuar nesta preparação do aluno para a vida, que ele tenha sucesso em qualquer profissão escolhida por ele, a base ele teve aqui.”

O que chama atenção no colégio para quem é de fora, é a presença maciça de pais e responsáveis nas festas promovidas pela entidade. “Existe uma sintonia entre a família e a escola. A escola trabalha do jeito que a família quer, e isso agrada os pais”, comenta Maria Yamato.

Participante ativo na história de Osasco, o colégio Haya não esquece a importância social que ele exerce na cidade. Um dos projetos que se destacam é o apoio a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o colégio ajuda a associação durante o ano todo. “Fazemos campanhas com cofrinhos, com doação de lã no qual confeccionamos colchas, sempre sensibilizamos as crianças em ajudar ao próximo.”
