Itapevi intensifica ações de proteção às pessoas em situação de rua neste fim de semana

Capa Cidades

Itapevi tem intensificado as ações de busca ativa noturna, de segunda a domingo, de pessoas em situação de rua para que elas possam pernoitar em segurança.

Os acolhidos que aceitam o pernoite, recebem banho, refeição, atendimento social, atividade socioeducativa e cama para passarem a noite em um ambiente limpo, quente e saudável. No dia seguinte, todos recebem café da manhã.

O acolhimento deste público é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde desta população, nem todas as pessoas nestas condições aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.

Quem não aceita o pernoite, recebe um cobertor e orientações para se proteger do frio. 

Todos em situação de rua contatados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são cadastrados e acompanhados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

Itapevi conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão abrigo, reinserção familiar e outras ações.

Envio de Localização

A Prefeitura também disponibiliza o número de WhatsApp 11-93944-8985 para que a comunidade envie a localização de pessoas que estejam dormindo nas ruas. Esse plantão funciona todos os dias, das 19h à meia-noite.

Quando avisados desta situação, agentes do serviço de acolhimento noturno vão até o local e oferecem o pernoite em abrigo para esta pessoa.

Além de mandar mensagem pelo Whatsapp, a população também pode contribuir para melhoria de vida das pessoas em situação de rua ligando para o telefone (11) 4142-6080, das 08h às 17h, todos os dias da semana.

Centro Pop

Localizado na Avenida Rubens Caramez, 1.075, Vila Aurora, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) atende cerca de 40 pessoas adultas, em Itapevi, e promove o primeiro atendimento deste público, por meio de acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação, atividades socioeducativas e de saúde.

Além deste acompanhamento, as equipes de assistência social sempre que possível buscam mecanismos para a reabilitação dos assistidos e sua reinserção ao convívio em sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *