Jovem osasquense assume liderança de escritório familiar e dobra faturamento

Correio 2 Destaque

As empresas familiares possuem um grande espaço aqui no Brasil. Segundo o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das organizações são familiares e são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Mesmo com esses números consideráveis, essas corporações precisam saber lidar com as diferentes gerações que vão atuar na liderança durante os anos de operação. Para se ter uma ideia, uma a cada quatro empresas não sobrevivem aos primeiros dois anos, e esse índice pode chegar a 50% nas corporações com menos de quatro anos, segundo dados do SEBRAE. Na contramão deste cenário, a Brascont Contabilidade, um escritório de contabilidade de Osasco dobrou seu faturamento na terceira geração.

O escritório foi fundado em 1973 pelo Samoel de Souza que, na época, seguia uma linha de gestão bem rígida, mas já alcançava resultados positivos. Na década de 80, o empreendedor resolveu que não queria mais atuar nessa área e foi quando sua filha Marcia Souza deixou seu emprego de bancária e resolveu assumir a empresa. Nessa época, a Brascont Contabilidade já tinha 60 clientes e, nos anos 90, o marido entrou junto na gestão e conseguiu trazer ainda mais inovação para os negócios da empresa. Assim, alcançaram 90 clientes, em conjunto com uma equipe de 30 pessoas. Foi então que, em 2008, Ariane Marta, neta de Samoel de Souza percebeu que a liderança ficaria com ela. “Desde os meus 16 anos eu acompanho a rotina do meu pai e da minha mãe no escritório. Comecei com serviços simples de rua, abrindo empresas nas prefeituras, financeiro e notas fiscais. Em 2012, me formei em ciências contábeis e virei sócia, onde já conseguia tocar toda a parte operacional”, comenta a contadora que hoje está com 28 anos e há cerca de 8 anos na liderança da empresa.

Com um olhar mais jovem e uma visão moderna de empreendedorismo, Ariane percebeu que poderia implementar ferramentas e softwares para otimizar o tempo dos colaboradores e, consequentemente, conseguir mais resultados e melhor atendimento ao cliente. “Diminuímos o trabalho manual e mudamos o perfil dos clientes da época do meu avô. Alcançamos o número de 240 clientes e mantemos um bom crescimento mesmo com a pandemia”, explica a especialista. Sempre de olho nas tendências e transformações do mercado atual, Ariane busca constantemente cursos livres e curtos para se manter atualizada e passar toda a expertise para a sua equipe. “Gosto de atuar na gestão, focando principalmente na área de marketing, gestão de pessoas e projetos. Acredito que a minha maior virada foi a questão da tecnologia, considero que os meus pais já foram ousados quando implementaram computadores e telefones nos anos 90, eles estavam de olho na tecnologia da época. Eu tentei seguir o mesmo raciocínio com a implementação de softwares, hoje contamos com mais de 20 ferramentas de apoio”, revela.

Ela conta que hoje a empresa tem ferramenta para gestão de horário, metas internas, para comunicação com cliente, ferramenta para trabalhar com sistema bancário do cliente, fora outras implementadas para alguns clientes financeiros, como sistema para conciliar maquininha de cartão, por exemplo. Além disso, possui uma tecnologia que auxilia a parte fiscal a integrar com as notas fiscais que o cliente emite. “É um trabalho bem completo e também pretendo criar em breve um canal para o cliente conversar com a gente”, completa Ariane também estuda SEO, redes sociais, tráfego nos sites e marketing digital. “Pensamos na comunicação digital da Brascont para gerar mais visibilidade. Ao longo dos 10 anos que trabalho aqui, o faturamento e lucratividade aumentou. Trabalhamos com uma equipe mais enxuta, mas os funcionários são melhor remunerados, mesmo na pandemia tivemos bastante demanda de atendimento, visitamos empresas, tivemos clientes entrando todos os meses”, diz Ariane.

Com 22 colaboradores a Brascont Contabilidade investe em ferramentas, treinamentos de pessoas para prestar um serviço de qualidade. “O mercado de contabilidade deixa a desejar e queremos fazer a parte mais automatizada possível, de forma rápida e para que os nossos clientes entendam de fato o processo do nosso trabalho, não apenas enxerguem os resultados. Queremos simplificar a contabilidade, por meio de relatórios. Hoje atendemos empresas de diversos ramos como: e-commerce, autopeças, metalúrgicas, restaurantes, jornalistas, pilotos de helicópteros”, comenta.

Na visão de jovem, mulher e empreendedora essa é a tendência da contabilidade: se tornar mais construtiva no dia a dia do cliente. “Acredito que o futuro é a terceirização de serviços financeiros, de consultoria tributárias. O nosso mercado caminha para chegar mais ou menos no mercado americano”, finaliza Ariane Marta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *