Trezentas horas de atividade física, consecutiva ou acumulada, na semana ou ao menos 60 minutos por dia para o bem-estar e uma vida saudável. Até a próxima sexta-feira (27), adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em centros da Fundação CASA no Estado participam dessa proposta do Agita Galera 2021, cujo tema desta 16ª edição é “Passos Verdes!”.
Em Osasco, nos CASAs Osasco I e II, os jovens participam de atividades físicas, com foco nas paraolimpíadas, e de conscientização sobre alimentação saudável.
No CASA Osasco I, os jovens terão partidas de tênis de mesa, goaball (esporte paraolímpico), corrida às cegas e vôlei sentado. Já no CASA Osasco II, os jovens terão palestra sobre hábitos alimentares e alimentos saudáveis, além de elaborar painel temático. A programação no centro socioeducativo ainda inclui jogos esportivos de infância, como queimada, corda e amarelinha, além de meditação tanto para os adolescentes quanto os servidores.
O Agita Galera é um programa das secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), que propõe a prática de atividades físicas como forma de garantir a qualidade de vida.
Na Fundação CASA, os profissionais de Educação Física dos centros realizam atividades físicas diferenciadas no período do evento, respeitando todos os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19. Funcionários da Instituição também são incentivados a participar. É o segundo ano em que todos participam do Agita Galera no contexto da pandemia do novo coronavírus.
O tema deste ano tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável, utilizando a alimentação e a atividade física como um estilo de vida para crianças, adolescentes e sua comunidade, especialmente no período da pandemia e suas sequelas.
“A prática do esporte na Fundação CASA já é uma realidade e parte da execução da medida socioeducativa, mas, com o Agita Galera, incentivamos os profissionais a ir além e promover atividades esportivas diferenciadas e discutir a temática trazida pela iniciativa”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
Em 2020, a Fundação CASA registrou 2.686 participantes – 2.210 adolescentes e 476 servidores – que realizaram atividades físicas diferenciadas em 75 centros socioeducativos localizados na capital, interior e Litoral. No total, foram 206 práticas, como yoga, condicionamento físico, futevôlei, jogos cooperativos, gincanas esportivas, dentre outras. A organização geral do Agita Galera na Fundação CASA fica a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Instituição, que conta com o apoio das equipes das oito divisões regionais da Fundação em todo o Estado para operacionalizar internamente o evento.