Jovens da Fundação Casa em Osasco praticam atividades físicas no Agita Galera 2021

Capa Cidades

Trezentas horas de atividade física, consecutiva ou acumulada, na semana ou ao menos 60 minutos por dia para o bem-estar e uma vida saudável. Até a próxima sexta-feira (27), adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em centros da Fundação CASA no Estado participam dessa proposta do Agita Galera 2021, cujo tema desta 16ª edição é “Passos Verdes!”. 

Em Osasco, nos CASAs Osasco I e II, os jovens participam de atividades físicas, com foco nas paraolimpíadas, e de conscientização sobre alimentação saudável.  

No CASA Osasco I, os jovens terão partidas de tênis de mesa, goaball (esporte paraolímpico), corrida às cegas e vôlei sentado. Já no CASA Osasco II, os jovens terão palestra sobre hábitos alimentares e alimentos saudáveis, além de elaborar painel temático. A programação no centro socioeducativo ainda inclui jogos esportivos de infância, como queimada, corda e amarelinha, além de meditação tanto para os adolescentes quanto os servidores. 

O Agita Galera é um programa das secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), que propõe a prática de atividades físicas como forma de garantir a qualidade de vida.  

Na Fundação CASA, os profissionais de Educação Física dos centros realizam atividades físicas diferenciadas no período do evento, respeitando todos os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19. Funcionários da Instituição também são incentivados a participar. É o segundo ano em que todos participam do Agita Galera no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

O tema deste ano tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável, utilizando a alimentação e a atividade física como um estilo de vida para crianças, adolescentes e sua comunidade, especialmente no período da pandemia e suas sequelas. 

“A prática do esporte na Fundação CASA já é uma realidade e parte da execução da medida socioeducativa, mas, com o Agita Galera, incentivamos os profissionais a ir além e promover atividades esportivas diferenciadas e discutir a temática trazida pela iniciativa”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 

Em 2020, a Fundação CASA registrou 2.686 participantes – 2.210 adolescentes e 476 servidores – que realizaram atividades físicas diferenciadas em 75 centros socioeducativos localizados na capital, interior e Litoral. No total, foram 206 práticas, como yoga, condicionamento físico, futevôlei, jogos cooperativos, gincanas esportivas, dentre outras. A organização geral do Agita Galera na Fundação CASA fica a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Instituição, que conta com o apoio das equipes das oito divisões regionais da Fundação em todo o Estado para operacionalizar internamente o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *