Nos bastidores da política osasquense, muito mimimi com relação aos 21 vereadores que assumirão suas cadeiras na Câmara de Osasco a partir de 1º de janeiro de 2025. Ações foram impetradas na Justiça Eleitoral questionando partidos A ou B sobre descumprimento do disposto na legislação eleitoral. Caso a justiça decida favorável em uma ou outra ação, poderá acontecer a retotalização de votos e, com isso, alguma alteração entre os vereadores eleitos.
Imperdível
Já está virando tradição a festa dedicada às crianças no final de cada ano e que é promovida pelo vereador e daqui uns dias, deputado federal, Ribamar Silva. E a edição deste ano que será realizada neste domingo, 8, das 13 às 19 horas, tem tudo para agradar as crianças e também os adultos.
Destaques
Os maiores orçamentos previstos pelas prefeituras dos municípios que participam do CIOESTE para 2025 são os de Barueri e Osasco. Para Barueri a previsão é de um pouco mais de R$ 5 bilhões e oitocentos e setenta milhões. O de Osasco é um pouco menor, R$ 5 bilhões e 163 milhões. As áreas da saúde e educação são as que mais serão contempladas.
Consagração
Seria o ápice na vida pública a candidatura e eleição de Rubens Furlan a senador da República. Barueri tem histórias distintas em seu desenvolvimento, antes de Furlan e depois com ele. Furlan foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual, deputado federal e está cumprindo o sexto mandato de prefeito na pujante Barueri. Políticos dos mais diversos partidos apoiam a ideia de Furlan ser candidato a senador em 2026. Publicamente Furlan não diz sim e nem não, mas sabemos que ele ainda é jovem para pendurar as chuteiras e sua experiência como homem público seria de grande valia ao país.
Aplausos
“Nossa Catedral de Santo Antônio está sendo demolida! Parabéns padres pela ousada e definitiva iniciativa! Osasco merece uma nova obra espiritual, para dignificar o seu magnífico progresso! Vou até aumentar minha contribuição mensal” – Professor Nélio Wanderley Próspero
Deputados 5 estrelas
Entre os 513 deputados federais, 15 obtiveram a classificação máxima no Índice Legisla Brasil, que avalia a produtividade parlamentar na Câmara dos Deputados. A análise, baseada em dados quantitativos, considerou critérios como produção legislativa, fiscalização do Executivo e articulação política, dentro e fora da Câmara. Os parlamentares cinco estrelas são:
Adriana Ventura (NOVO-SP)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Coronel Meira (PL-PE)
Célia Xakriabá (PSOL-MG)
Erika Kokay (PT-DF)
Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
Helio Lopes (PL-RJ)
Jorge Goetten (REPUBLICANOS-SC)
Julio Lopes (PP-RJ)
Laura Carneiro (PSD-RJ)
Reimont (PT-RJ)
Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
Tião Medeiros (PP-PR)
Osasco tem prefeita
Prefeito Rogério Lins saiu de férias com a família. Ele está no final de seu segundo mandato que se encerra em 31 de dezembro próximo. Seu afastamento da prefeitura foi oficializado e do dia 1º a 15 deste mês, a vice Ana Maria Rossi é oficialmente prefeita de Osasco.
Liberado
Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 4, na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi aprovado o projeto de lei apresentado pelo deputado Thiago Auricchio (PL) permitindo aos paulistas a entrada com alimentos e bebidas para consumo próprio em cinemas, teatros, parques de diversão e eventos esportivos. A norma veda que os responsáveis por esses eventos proíbam a entrada de comidas e bebidas para consumo próprio.
Pisando no esgoto
Pesquisa divulgada pelo IBGE na quarta-feira, 4, mostra que 92,9% dos brasileiros têm acesso à internet, mas apenas 66,1% contam com saneamento básico. Muita gente pisa no esgoto, não tendo acesso à água e esgoto tratados, enquanto muitos têm dois celulares, por isso o saneamento pode ser considerado o maior retrato da pobreza e da desigualdade em nosso Brasil.