Ministro Marcos Pontes estará em Barueri nesta quinta, 2

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, durante audiência pública das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Direitos Humanos e Minorias Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realiza nos próximos dias, nas cidades de Barueri, Sorocaba e Bauru, no estado de São Paulo (SP), a ação #500VoluntáriosJÁ para a participação no estudo clínico com o medicamento nitazoxanida.

Utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos, o CNPEM, organização social vinculada ao MCTI, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. Um deles, a nitazoxanida, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas “in vitro”. Essas duas etapas da pesquisa científica deram suporte para o início dos estudos clínicos com pacientes, a última fase, que busca comprovar cientificamente a eficácia deste remédio no tratamento precoce da COVID-19.

“Precisamos envolver 500 pacientes voluntários para que o estudo seja concluído o quanto antes”, destaca o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes. “Queremos apresentar ao Brasil e ao mundo que este remédio identificado por pesquisadores brasileiros com recursos do governo federal é capaz de combater o vírus e salvar vidas”.

Na quinta-feira (2), a ação acontece a partir das 10h no Hospital Municipal de Barueri. Na sexta-feira (3), às 10h, a ação será realizada em Sorocaba na UPH da Zona Leste. Já na segunda-feira (6), em Bauru, ela será realizada no Núcleo de Saúde Geisel – Newton Bohin Ribeiro, também às 10h. O ministro será acompanhado nos eventos pelo secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI, Dr. Marcelo Morales e representantes das prefeituras municipais.

“Pessoas dessas cidades com síndrome gripal – febre, fadiga, tosse –, ou confirmação da COVID-19 que desejarem participar voluntariamente do estudo clínico aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), venham e procurem a carreta #500VoluntáriosJá”, diz o secretário Morales. “Você fará o teste diagnóstico RT-PCR e será acompanhado por 8 dias pela equipe médica, conforme protocolo”.

A carreta #500VoluntáriosJá estará disponível para atendimento nos endereços abaixo e continua até a adesão de 500 voluntários, exceto em Guarulhos, onde o atendimento será feito no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. O teste é gratuito. É obrigatório o uso de máscaras para triagem e cadastro no estudo.

Serviço

Marcos Pontes em Barueri

Barueri – Hospital Municipal de Barueri, Rua Angela Mirella, 354, Jardim Barueri, Barueri/SP às 10h.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here