Mitos e Verdades Sobre a Vacina da Gripe: O Que Realmente Funciona?

Capa Geral

Casos de gripe aumentam no Brasil e reforçam importância da vacinação

O número de doenças respiratórias, como a gripe e a bronquiolite, tem crescido em diversas regiões do Brasil. Segundo dados de abril de 2025 do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), houve aumento nos casos de infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e pela influenza A, um dos vírus com maior potencial de transmissão.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode ser grave, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção, mas a desinformação ainda é um dos principais obstáculos à imunização.

Com o objetivo de esclarecer a população, o Dr. Fábio Argenta, sócio-fundador e diretor médico da Saúde Livre Vacinas, explica os principais mitos e verdades sobre a vacina da gripe.

“A vacina da gripe causa gripe” – Mito

A vacina é produzida com vírus inativados, portanto, não causa a doença. Segundo o Dr. Fábio, o mito surgiu por causa de reações adversas leves, como dor no local da aplicação, mal-estar ou febre baixa, que desaparecem em até 48 horas.

“Gestantes não podem se vacinar” – Mito

Na verdade, gestantes fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina. A imunização é segura em qualquer fase da gravidez e protege tanto a mãe quanto o bebê nos primeiros meses de vida.

“A vacina é ineficaz” – Mito

Esse é um dos equívocos mais comuns. A vacina não evita resfriados ou outras viroses, mas é altamente eficaz na prevenção de formas graves da gripe, hospitalizações e óbitos. Como o vírus sofre mutações frequentes, a vacinação anual é essencial para garantir a proteção contra as cepas mais recentes.

Por que a vacinação anual contra a gripe é necessária?

A vacinação contra a gripe deve ser feita todos os anos porque o vírus influenza sofre mutações constantes. A cada ano, novas cepas são identificadas, e a vacina é atualizada para manter a eficácia. Mesmo quando a pessoa vacinada contrai o vírus, a tendência é que os sintomas sejam leves, reduzindo o risco de complicações graves.

A disseminação de informações incorretas sobre a vacina da gripe contribui para a baixa adesão à vacinação. Combater esses mitos é essencial para proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. A vacinação anual é segura, eficaz e salva vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *