O Concurso Fotográfico Utopia SP -em sua 6ª Edição foi realizado com o tema CONTRASTES, contou com cerca de mil imagens recebidas, destas 45 foram selecionadas pelo júri para a mostra.
O júri, composto por profissionais das artes visuais, ainda selecionou entre as 45 imagens, as 3 melhores imagens, além de duas imagens com menção honrosa. Alguns dos critérios da seleção foram: adequação ao tema, originalidade, criatividade, resultado Visual e mensagem.
Entre as 5 fotografias premiadas, uma menção honrosa foi para uma das imagens do fotógrafo Márcio Neves (@alemdoolhar no Instagram), morador de Osasco, que já teve passagens pelos jornais Folha de Alphaville e Diário da Região, atualmente Márcio leciona fotografia em escola na capital paulista, desenvolve sua fotografia autoral individualmente e coletivamente, participando do Fotoclube Bulb f/22, e continua atuando como fotógrafo comercial.
A fotografia que ganhou a menção honrosa é resultado da observação do cotidiano do fotógrafo Marcio Neves, sempre que possível ele caminha pela cidade com uma câmera fotográfica nas mãos, pronta para o registro:
“Sempre gostei de andar e observar o movimento à minha volta, na cidade de São Paulo este movimento sempre é intenso o que venho tentado registrar em minhas fotografias.” Além do movimento intenso, destaca os contrastes como outra característica da cidade: “São Paulo é a cidade dos contrastes, que podem ser vistos e sentidos de várias formas diferentes, nesta imagem este contraste é marcante, por isso acho que se encaixou perfeitamente ao tema do concurso.”
Sobre a premiação comenta: “Um concurso assim, onde cerca de mil imagens são recebidas, possui uma diversidade e uma riqueza incríveis, por isso, já estava muito feliz em ter 2 imagens entre as 45 fotos selecionadas, mas a honra foi ainda maior por ter uma fotografia entre as 5 selecionadas pelo júri. agradeço muito á organização pelo reconhecimento.”
Essa foi a 6° edição do Concurso, que previa uma mostra itinerante, mas, devido ao COVID-19, o cronograma e programação teve de ser alterado, assim abrindo uma mostra de forma virtual.
UTOPIA SP
Um projeto do Instituto Via Cultural, criado para olhar para a cidade de São Paulo em 2014, vem realizando edições anuais estimulando as narrativas e percepções dos cidadãos e visitantes da capital paulista sobre o seu território, memória, lugares e não lugares.
Site da mostra:
Link para fotosa selecionadas(exposição virtual):
https://www.utopiasp.org/fotos-selecionadas
Fotos premiadas:
https://www.utopiasp.org/premiadas-11-09
Sobre o fotógrafo:
https://www.marcionevesfotografo.com/sobre
_____________________________________________________
Sobre a Premiação:
O Instituto Via Cultural, entregou a premiação do Concurso Cultural Utopiasp_contrastes, edição 2019/2020 que contou com o fomento do Governo do Estado de São Paulo através do ProAC Editais. Na edição foram expostas virtualmente no site www.utopiasp.org as 45 imagens escolhidas por juri para compor a mostra que seria presencial, mas ganhou o formato online por conta da pandemia. Destas, seis imagens foram escolhidas sendo 05(cinco) premiadas pelo juri e 01 (uma) por voto popular que nesta edição, ganhou inclusive votos internacionais.
Os premiados foram: 1º lugar: Apolo Salomão Sales; 2º lugar: Anderson Santos; 3º Lugar Maitê Lopes Bessa; Menções Honrosas: Márcio Rogério Neves e Wesley Heji Hamaji Yamaguchi; Juri popular: Maitê Lopes Bessa.
A entrega dos prêmios acompanhados de certificado, se deu na sede do Instituto com os cuidados necessários de protocolo para respeitar a saúde de todos, sendo cada prêmio entregue aos autores das fotos premiadas a cada 30 minutos. Desta forma todos puderam ser recebidos com calma, podendo conversar com a gestora Anna Marcondes e a assistente de produção Laís Perini. O evento foi registrado e agora damos início ao novo concurso Utopiasp Contrastes da Janela Lateral, que já está recebendo imagens no Instagram na hashtag utopiasp_janelalateral. O regulamento está no site, o concurso é gratuito e continua com o fomento do ProAC.
Agradecemos o apoio da O2 filmes que premiou o 1º lugar com uma câmera Cannon , a Paulista foto que premiou o juri popular com uma imersão nos laboratórios da empresa, a editora Cobogó e o IMS que enviaram os belíssimos livros sobre fotografia da premiação, a Ecobags Brasil que confeccionou as sacolas sustentáveis e ao Cine Belas Artes que enviou ingressos válidos até 2022.
Parabéns a todos , o nosso país precisa muito dessas iniciativas .