A despoluição do Córrego Fazenda, no Jardim Maria Helena, já apresenta resultados para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores de Barueri. Com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, a obra realizada em parceria entre a Prefeitura de Barueri, o Governo do Estado e a Sabesp está retirando o esgoto lançado diretamente no córrego e ampliando a rede de saneamento.
Nesta semana, o prefeito Beto Piteri acompanhou o andamento das intervenções ao lado da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e representantes da Sabesp. O projeto prevê a implantação de cerca de três quilômetros de rede coletora, permitindo que os resíduos sejam encaminhados para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barueri.
Segundo a Sabesp, aproximadamente 600 imóveis que despejavam esgoto diretamente no córrego já foram beneficiados. A expectativa é que, até o final deste ano, cerca de 14 mil imóveis sejam conectados ao sistema adequado de coleta e tratamento de esgoto.
“Estamos tirando os esgotos dos córregos. Vamos recuperar o meio ambiente e devolver águas mais limpas aos nossos rios”, afirmou o prefeito Beto Piteri.
Os impactos da intervenção já são percebidos pela população. Morador da região há cerca de 30 anos, o aposentado Domingos Pessoa Cabral Filho relata que o forte mau cheiro causado pelo esgoto afetava a rotina das famílias.
“O odor era tão forte que atrapalhava até na hora das refeições. Era muito triste ver o córrego daquele jeito”, lembra.
Com a coleta adequada dos resíduos, a situação mudou. “Melhorou muito. Eu achava que seria impossível despoluir essa água. Agora já começamos a ver até peixinhos aparecendo novamente”, conta.
Para a secretária Natália Resende, o caso do Córrego Fazenda demonstra como investimentos em saneamento geram benefícios diretos para a saúde pública e para a recuperação ambiental. “É uma obra que fica enterrada, mas produz resultados concretos para a população, reduz odores, melhora a qualidade de vida e contribui para a despoluição dos rios”, destacou.

