O “Expresso Social Piraporano”, Parceria Público-Privada (PPP) que oferecerá transporte gratuito aos moradores da cidade de Pirapora do Bom Jesus. Maior programa social da história do município, o Expresso passa a funcionar a partir de hoje, 2 de janeiro, de segunda a sábado, das 6h às 19h, atendendo vários bairros que, hoje, não contam com transporte coletivo. A intenção do projeto é, dentre outras coisas, diminuir o custo de vida dos piraporanos, aquecer o mercado de trabalho local e fomentar o comércio de Pirapora.
Sancionada pelo prefeito Gregorio, a Lei Municipal 1179/2019 que criou o “Expresso Social Piraporano” determina a circulação dos ônibus gratuitos por vários bairros de Pirapora do Bom Jesus, passando pelo Parque Payol, Itaguara Parque, Green Hills, Jardim Bandeirantes, Centro, Jardim Bom Jesus, Vila Nova, Icavetá, Gaivota e Morro Branco, incluindo ainda o Parque Industrial e as proximidades de empresas com sede no município.
O objetivo da medida é garantir que os piraporanos tenham mais facilidade em ocupar as vagas de emprego oferecidas na cidade e que aqueles que já estão empregados possam reduzir os custos com transporte. O governo também acredita que, ao oferecer transporte gratuito dentro da cidade, possa fomentar o comércio local.
Durante o lançamento oficial do Expresso Piraporano, Gregorio enfatizou ainda a economia e segurança que o transporte gratuito oferecerá aos seus habitantes, já que Pirapora tem um território extenso e muitas pessoas atravessam a cidade a pé. “Vamos acabar com uma triste realidade de Pirapora. Quem passa pelas rodovias e estradas da cidade, vê muita gente andando a pé, de um extremo ao outro de Pirapora, correndo um enorme risco de sofrer algum tipo de acidente. A partir de janeiro, isso será uma página virada na história do município. Só vai andar a pé quem quiser, porque os ônibus atenderão a todos, sem distinção”, comemorou Gregorio.
Os ônibus que serão utilizados nas linhas municipais possuem todos os equipamentos de segurança e itens de acessibilidade para atender passageiros com deficiência. Os veículos foram cedidos à prefeitura pela iniciativa privada. Junto ao Expresso Piraporano, a prefeitura também lançou o aplicativo PXBUS Pirapora. Com ele, os usuários do transporte coletivo poderão monitorar os horários e localização dos ônibus. Tudo para diminuir o tempo de espera dos passageiros.