O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, assinou na quinta-feira, 18 de setembro, o termo de posse dos 32 novos membros do Conselho Municipal de Saúde eleitos em agosto para o biênio 2025/2027. O conselho é paritário, com composição de 50% representantes dos usuários, 25% trabalhadores do setor de saúde e 25% representantes do governo e entidades. A eleição do presidente do conselho está marcada para o dia 25 de setembro.
O evento aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença da atual presidente do conselho, Edna Maria Brasil, da secretária adjunta de Saúde, Suzete Franco, e dos conselheiros titulares e suplentes empossados.
“É com muita satisfação que assino esse livro de posse dos novos membros do conselho, que vão nos ajudar nessa tarefa de administrar o sistema de saúde da cidade”, destacou o prefeito Gerson Pessoa.
Função do Conselho Municipal de Saúde de Osasco
O Conselho Municipal de Saúde tem papel fundamental no controle social do setor, realizando a fiscalização, acompanhamento e deliberação das políticas públicas e gestão dos serviços de saúde em Osasco. Composto por representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde e gestores, o conselho propõe diretrizes, aprova planos e relatórios de gestão, além de garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e transparente.
Avanços na Saúde de Osasco citados pelo prefeito Gerson Pessoa
Durante o evento, o prefeito ressaltou importantes conquistas na área da saúde pública em Osasco, como:
- Revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Veloso
- Entrega do Pronto-Socorro do Munhoz Júnior, com atendimento 24 horas
- Entrega da UBS do Jardim Santa Maria, em agosto
- Início das atividades do Centro de Especialidades, em parceria com a Uninove, no centro da cidade
Além disso, Gerson Pessoa informou que o orçamento para a saúde em 2025 é de R$ 1,2 bilhão, com um reforço extra de R$ 200 milhões provenientes de emendas parlamentares. O prefeito também destacou investimentos futuros:
- Entrega do Hospital da Criança e da Mulher ainda em 2025
- Reforma dos leitos da Maternidade Amador Aguiar, localizada na zona Norte
- Pleitos ao governo estadual para ampliação de leitos no Hospital Regional de Osasco, já com 30 leitos conquistados e a expectativa por mais 30
Infraestrutura da saúde em Osasco
A cidade conta atualmente com 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das quais 22 foram reformadas na gestão anterior, e as 14 restantes estão no planejamento para reformas nos próximos meses.

