Osasco mantém atividades esportivas nas redes sociais através de lives

Capa Esportes

Para garantir o seguimento das atividades físicas e o respeito às normas de distanciamento em razão da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serel), da Prefeitura de Osasco, está ministrando aulas online transmitidas por meio de lives no Departamento de Atividades Educacionais e Esportivas. Assim, os munícipes conseguem se exercitar sem sair de casa.

Antes da pandemia, eram atendidas presencialmente cerca de 11 mil pessoas por semana em 86 pontos de aulas distribuídos em 38 tipos de modalidades em 41 bairros.

Para que os professores façam as aulas de forma segura, o espaço utilizado para as lives foi devidamente demarcado, respeitando o distanciamento social, e é higienizado a cada atividade. As aulas online começaram no mês de abril, com uma programação transmitida diariamente para todas as faixas etárias nas mídias sociais.

A Serel também desenvolveu um aplicativo que, além do munícipe ter acesso à atividade física online, também pode identificar locais mais próximos a sua residência e fazer uma pré-inscrição para a atividade física de sua preferência. As inscrições para as aulas presenciais estão temporariamente suspensas.

Até o momento foram ministradas cerca de 6.793 aulas online e 6.658 aulas presenciais. “Foi sensacional o desempenho e a criatividade de todos. Nosso objetivo sempre foi levar conteúdo de qualidade, com conhecimento e responsabilidade”, disse o diretor e coordenador do programa Agita Osasco, Paulo Egídio.

Já foram realizados competições e torneios online, como Karatê, Kung Fu e Ballet. O Campeonato de Xadrez Online, que está na 4ª edição, já revelou grandes enxadristas.

No dia 30/4 iniciou-se o 1º concurso online de dança de salão com o objetivo de estimular a prática entre pessoas do mesmo convívio.

Reformas e Construções

A Prefeitura também tem aproveitado o momento para reformar vários espaços esportivos, como o ginásio de Ginástica Artística, que no ano passado recebeu troca de solo e modernização do sistema de amortecimento de impactos e propulsão dos aparelhos. No momento, o foço está sendo reformado. “Ele é imprescindível para o aprendizado com segurança tanto das habilidades básicas quanto as mais complexas”, explicou o técnico, Clayton Xavier.

No momento passam por melhorias o Poliesportivo da Vila Ayrosa e o Ginásio de Esporte Henrique Alves de Moraes, no Jardim Baronesa. Estão em construção a Praça de Esportes do Flamenguinho, no Jardim Piratininga, e do Canaã.  Já foram entregues as praças de esportes no Jardim D’Abril e o Boulevard do Jardim Baronesa.

Houve a revitalização e entrega de campos de futebol com grama sintética nos campos do Metalúrgico, Petrolhão, Ford e Poliesportivo Ayrosa. Ainda estão em reforma os campos da Savica, Cipava, Pestana, Eucalipto, Escrefo e Sete de setembro.

Os atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta continuam a receber os pagamentos ativos de 2020/2021, o que garante o atendimento de 35 modalidades, entre as quais Atletismo, Badminton, Basquete, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol Feminino, Futsal Base, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Handebol.

Parceria durante a pandemia

Durante o período mais rígido de isolamento social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), a Serel realizou atendimentos a pessoas em situação de rua e crianças que moram em abrigos.

Para as pessoas em situação de rua foram disponibilizados locais estratégicos para banhos, alimentação e trocas de roupas diariamente. Em média foram atendidas 40 pessoas por semana. Para as crianças foi desenvolvido um programa interno com as modalidades de natação, artes marciais e atividades recreativas.

“Com o espírito de equipe nos reinventamos, além de priorizar o bem-estar dos alunos, entregamos e revitalizamos espaços públicos. Todos estão de parabéns”, disse o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *