Evento gratuito acontece em 29 de outubro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater parentalidade, saúde mental, políticas sociais e equilíbrio entre trabalho e família
A Prefeitura de Osasco realiza no dia 29 de outubro, das 14h às 19h, o II Seminário Internacional de Família e Políticas Públicas: Parentalidade, Trabalho e Saúde Mental. O encontro será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), na Vila Osasco.
Promovido pela Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam), o seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir o papel das famílias na formulação de políticas públicas.
A programação abordará temas como políticas sociais, parentalidade, saúde mental, desempenho escolar e práticas empresariais voltadas ao equilíbrio entre vida profissional e familiar.
Osasco lança Selo Empresa Mais – Família
Um dos destaques da segunda edição será o lançamento do Selo Empresa Mais – Família, iniciativa desenvolvida pela Sefam em parceria com a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide).
O selo será voltado ao reconhecimento de empresas comprometidas com ações e práticas que contribuam para promover o equilíbrio entre trabalho e família.
Especialistas internacionais participam do seminário
A primeira mesa terá como tema “Família e políticas sociais: por que a família importa?”.
Participam Elisabetta Carrà, professora da Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, na Itália, e especialista em políticas familiares e sociologia da família; José Alejandro Vázquez, diretor de Relações Internacionais da International Federation for Family Development (IFFD); e Marcelo Couto Dias, secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
A mediação será de Gisela Solymos, secretária da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco.
Parentalidade e saúde mental entram no debate
A segunda mesa discutirá “Parentalidade, saúde mental e desempenho escolar: qual a relação?”.
Participam Juliana Valente, professora assistente do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e especialista em prevenção ao uso de drogas e violência, e Tânia Pietrobon, psiquiatra especializada em prevenção de riscos psicossociais para adolescentes.
A mediação será de Rodolfo Canônico, cofundador e diretor executivo da Family Talks.
Trabalho e família serão tema da terceira mesa
A programação será completada pela mesa “Equilíbrio, trabalho e família”, com Jorge Nishimura, presidente do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura e ex-membro do Conselho Administrativo do Grupo Jacto, e Bruno Santos, gerente de Recursos Humanos do Grupo Hirota.
A mediação ficará a cargo de Letícia Barbano, diretora da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco.
Evento terá participação presencial e online
O seminário será realizado em formato híbrido. A participação presencial acontece na sede da ACEO, com credenciamento a partir das 13h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Osasco no YouTube.
O evento contará ainda com tradução simultânea e interpretação em Libras. A participação é gratuita e as inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.
Serviço
II Seminário Internacional de Família e Políticas Públicas
📅 Data: 29 de outubro
⏰ Horário: das 14h às 19h
📍 Local: Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO)
📌 Endereço: Avenida Dyonisia Alves Barreto, 701, Vila Osasco
🕐 Credenciamento presencial: a partir das 13h
💻 Formato: presencial e online
🎟️ Participação: gratuita, mediante inscrição e disponibilidade de vagas

