A importância do brincar é o ponto de partida de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, espetáculo músico-teatral fruto da parceria de dois dos artistas brasileiros mais queridos do público infantil, Paulo Tatit, um dos fundadores da Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé. A montagem faz apresentação única e gratuita dia 20 de setembro, sexta-feira, às 14h, no CEU Saramago em Osasco.
Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é derivado do projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira [www.siricuticooficial.com.br], uma plataforma online com clipes de brincadeiras inéditas inventadas a partir das canções da dupla. Ao todo, são 15 vídeos, em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam e pintam. O espetáculo que já fez apresentações em 2022 e 2023, agora volta repaginado com novas cenas e brincadeiras.
Além de Osasco, a montagem que já passou por Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Campos do Jordão, Santos e pela capital paulista na temporada anterior agora chega, em nova temporada pelo Estado de São Paulo, às cidades de Mairiporã, Mongaguá, Jundiaí, Taboão da Serra e novamente pela capital. Em Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, a plateia acompanha a história de Flor, uma menina que só brincava dentro de casa. Um dia, Flor ganha de presente uma boneca, que para sua surpresa ganha vida e passa a ensinar muitos outros jeitos de brincar. A boneca então convida a menina a aproveitar essas brincadeiras no quintal, ao ar livre, levando-a a novas descobertas.
Músicas e brincadeiras
As aventuras de Flor e sua Boneca são embaladas pelas canções Siricutico, Quero Balançar, Mariposa, Hoje Pode se Sujar e Pé Curioso, entre outras, que de maneira lúdica e divertida resgatam o valor do brincar. Para Paulo Tatit, a música é uma grande ferramenta do brincar. “Nos dias de hoje, finalmente, parece que os educadores perceberam que a criança aprende melhor se estiver brincando e quando se brinca corporalmente, com movimento, com dança, a música está sempre lá, marcando presença” conta ele.
Já Filipe Edmo explica que a ideia do espetáculo é oferecer uma lembrança rica,
repleta de atividades lúdicas, onde tudo cabe, para as crianças e suas famílias. “No palco tudo se transforma em uma grande brincadeira, com a plateia interagindo diretamente com o elenco e, que fica ainda mais encantador tendo uma criança e uma boneca de protagonistas embaladas com músicas tão lúdicas”.
O projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira nasceu da parceria artística entre Paulo e Filipe, que chegaram a compor 20 músicas juntos em pouquíssimo tempo. A parceria foi levada para oficinas de músicas e brincadeiras para educadores e crianças, que acabaram adquirindo um aspecto pedagógico ao auxiliar famílias e educadores no desenvolvimento de novas formas de interação e aprendizado. Com o sucesso das oficinas, a dupla de artistas encarou o desafio de adaptar o conceito para um espetáculo músico-teatral, um álbum e uma série de vídeos.
Além de assinarem a criação, Paulo Tatit assina a direção musical e Filipe Edmo a direção cênica de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, além de cantar, tocar e atuar no espetáculo. O espetáculo também contou com dramaturgia inicial de Solange Dias com colaboração do elenco, as atrizes Jaque da Silva (Flor) e Monique Franco (Açucena) e Filipe Edmo, além de Marina Esteves, que faz a preparação de elenco e assistência de direção.
Paulo Tatit lembra que Siricutico é o principal trabalho que ele está fazendo fora da Palavra Cantada. “É um trabalho muito atraente, pois me desafia a entrar em outros estilos de composição, que envolve diretamente o movimento, a dança, a brincadeira e mesmo as experiências com espetáculo cênico. Isso tudo me alimenta e, por conseguinte, alimenta a Palavra Cantada também, pois as experiências migram de um lado pro outro”.
As novas apresentações de Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena foram contempladas pelo edital Lei Paulo Gustavo nº 20/2023 na categoria Difusão Cultural.
Sobre Paulo Tatit
Arquiteto por formação e músico autodidata, Paulo Tatit é compositor de mais de 300 canções infantis, músico, cantor e sócio da Palavra Cantada, um dos maiores projetos de música infantil do Brasil. Participou como principal arranjador do Grupo Rumo, destaque da vanguarda musical paulistana na década de 1980, trabalhou como músico e parceiro do compositor Arnaldo Antunes, nos anos 1990, e também é coautor de vários livros infantis baseados em canções da Palavra Cantada, além de ministrar cursos de criação de canções.
Sobre Filipe Edmo
Ator, músico, compositor, dançarino, diretor e pesquisador da cultura brasileira. Fundador da produtora Fervo Produções, também dirige e atua na Trupe Trupé, grupo de música infantil a qual se dedica desde 2012. Como compositor, já teve suas canções nas vozes de Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Palavra Cantada, Filipe Catto e Tião Carvalho, entre outros. Como educador Filipe ministrou aulas e oficinas para educadores em diversas instituições como faculdades, escolas públicas e particulares, unidades do Sesc e diversas instituições culturais, além de ter atuado com crianças em escolas e instituições sociais ministrando aulas de música, dança e teatro.
Serviço:
SIRICUTICO – AVENTURAS DA MENINA FLOR E A BONECA AÇUCENA
De Paulo Tatit e Filipe Edmo
Com Trupe Trupé
20 de setembro, sexta-feira, às 14h.
CEU Saramago – Av. João de Andrade, 1355 – Santo Antônio, Osasco.