Osasco Soldiers passa a integrar a Associação dos Clubes de Futebol Americano

Destaque Esportes

Na última semana o Osasco Soldiers, tradicional equipe de futebol americano, passou a integrar a ACFA, Associação dos Clubes de Futebol Americano, responsável pela organização da Liga BFA e pelo desenvolvimento do esporte em todo território nacional.

A ACFA é uma ENAD (Entidade Nacional de Administração do Desporto), ela foi criada em 2017 com o objetivo de ser a figura jurídica da BFA, Liga Brasileira de Futebol Americano, o maior campeonato de futebol americano do Brasil. Ou seja, a ACFA é responsável pela organização e administração da BFA, contando com comitês de saúde, financeiro, de competição, de regulamento de infraestrutura, de expansão e novos negócios, de responsabilidade social e educacional, de arbitragem e de ética e disciplina.

Conhecendo a BFA

Entre 2009 e 2015 havia 2 torneios nacionais de futebol americano, o Torneio Touchdown e a Liga Brasileira. Os campeões de ambos os torneios eram considerados campeões brasileiros, mas os fãs do esporte sempre se perguntavam qual realmente era a melhor equipe do país: o campeão do Torneio Touchdown ou o campeão da Superliga Nacional?

Em 2017 ocorre a primeira edição da Liga BFA, uma liga autônoma, organizada e gerida pelos clubes. Em sua ultima edição em 2019, 70 times disputaram a BFA sendo 37 times na BFA Acesso (2ª divisão) e 33 na BFA Elite (1ª divisão). Devido à pandemia não houve BFA em 2020 e a próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2021.

Sobre o Osasco Soldiers

Fundado em 2008, o Osasco Soldiers é o único time de Futebol Americano da cidade. A ideia de sua formação veio quando César Augusto dos Santos, morador local, decidiu praticar o esporte.

Em 2019, o Soldiers foi campeão do Galpão da Luz Bowl e Vice Campeão Paulista da FeFASP (Federação de Futebol Americano de São Paulo) na modalidade Flag 8×8 – O Flag é uma modalidade do esporte que possui menos contato físico, tornando-a mais acessível.

Ao longo da sua história a equipe tem lutado contra diversos obstáculos que dificultam a prática do esporte, e em 2020 não se deixou abalar pela pandemia, e com uma melhora na estrutura e organização da associação, será possível viabilizar projetos de lei ao incentivo do esporte e também uma escolinha de futebol americano para crianças e adolescentes da região, em parceria com o CMDCA. Para tanto, o Osasco Soldiers espera contar com o apoio do setor público e o investimento do setor privado.

Para a disputa da BFA a equipe busca doações e patrocínios para a compra de equipamentos como capacetes e shoulder pads (ombreiras), além de uniformes e materiais para treinamento, buscando ainda auxílio na logística para disputar jogos em outros estados do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *