Na próxima segunda-feira (27), a Prefeitura de Itapevi entrega novas alas reformadas do Pronto-Socorro Central, localizado na Rua José Michelotti, 300, na Cidade Saúde. Neste espaço foi modernizada a área de medicação, ampliados os consultórios médicos de quatro para sete (um para ortopedia, um para odontologia e cinco para clínica geral), além da sala de eletrocardiograma.
Com a liberação da nova ala, será iniciada a reforma na outra parte do PS, onde há a ala de emergência, de internação e toda parte administrativa.
Reforma seguirá em andamento
As obras do PS Central foram iniciadas em setembro do ano passado. A Prefeitura realizará uma completa remodelação.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que acompanha o andamento a reforma, cerca de 40% das melhorias foram realizadas. Estão sendo executados os trabalhos de pintura, troca de piso, instalação de forro, revisão elétrica e hidráulica, além das ampliações nos espaços onde as reformas foram feitas.
A unidade terá ampliada a recepção, adequação dos sanitários, novas salas de triagem e observação, além de ampliação da área de emergência com aumento de leitos. Para minimizar os transtornos naturais de uma reforma, a Secretaria de Saúde tem orientado a população a buscar, neste período, atendimento nos prontos-socorros de Amador Bueno e da Vila Dr. Cardoso.
O PS Central realiza atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia, psiquiatria e ortopedia.
Mais melhorias
Em 2020, o PS Central passou por ampliação. Foram acrescentados 15 novos leitos à unidade que atualmente funciona com 40. Também foram construídos uma sala de espera/visitas com recepção; quatro enfermarias com banheiros; uma sala de isolamento e um depósito.
Ainda em 2020, foi corrigido o fluxo de atendimento de funcionários e de munícipes para melhorar e otimizar o processo.
Tanto a ampliação quanto a reforma são medidas que fazem parte de recomendação de técnicos do Hospital Albert Einstein contratados em 2019 para prestar consultoria para promover melhorias na saúde do município.
O PS Central atende mensalmente cerca de 25 mil pacientes, recebendo uma média de 50 internações por dia, além das remoções para exames e transferências.