Residencial Parque Eldorado em Osasco recebe visita de técnicos da prefeitura para instalação de coleta seletiva no local

Cidades Destaque

Na última terça-feira, 2, profissionais da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES) estiveram no Residencial Parque Eldorado, no Jd. Veloso, zona sul, para conhecer as instalações do condomínio. A iniciativa faz parte do projeto de coleta seletiva em condomínios que a prefeitura de Osasco iniciou no último mês envolvendo, inicialmente, cinco condomínios da cidade.

A equipe foi recebida pela síndica, Sônia Fernandes, e seu subsíndico, Armando Gonçalves, que apresentaram o condomínio e a infraestrutura existente. 

De acordo com a síndica, havia uma iniciativa anterior de reciclagem organizada por funcionários, mas que não apresentava resultados satisfatórios. “Percebemos que o condomínio gastava tempo e dinheiro com funcionários que se ocupavam com a separação do lixo que era coletado por terceiros, mas era pouco eficiente”, afirmou Fernandes.

Segundo a Secretaria de Serviços e Obras, as tratativas entre o Residencial Parque Eldorado e a prefeitura começaram há algumas semanas, e a visita ao condomínio é um desdobramento natural desses entendimentos.  

Segundo o arquiteto Oscar Buturi, Diretor Geral de Gestão de Resíduos, as vistorias são essenciais para a avaliação da infraestrutura existente. “Nossos técnicos avaliam fatores importantes para a viabilização do serviço com eficiência, como o potencial de geração de resíduos recicláveis, o local de armazenamento temporário e logística interna, além da estrutura, capacidade e localização das lixeiras para o acesso da equipe de coleta”, informou Buturi.

Para o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, a coleta seletiva em condomínios é parte importante de um processo muito maior, que envolve o incentivo a toda a cadeia produtiva da reciclagem. “O setor produtivo da reciclagem acontece todos os dias, tenhamos ou não consciência dessa realidade. Nosso objetivo é estimular todos os atores deste setor, conectando geradores de recicláveis e aqueles que vivem do processamento e comercialização desses materiais, criando um grande movimento de sustentabilidade e fortalecendo a economia circular”, finalizou Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *