SBT, Band e Rede TV x Record e Globo

Colunistas Tony Auad

Hoje inicio a minha coluna comentando a movimentação do SBT, Band e Rede TV para tirar pontos de audiência da Record e Globo. Emissoras buscam ter mais visibilidade e faturamento na faixa horária com programação parecida nos principais canais.
Anunciada pelo jornalista Flávio Ricco, a saída de Edu Guedes da Band para retornar à Redetv, ressalta a dificuldade das duas emissoras em consolidar a complexa faixa matinal de programação.
Por ter índice baixos de aparelhos de tv ligados, entre esses horários matinal, tanto Band, como Redetv e SBT, atrai menos anunciantes e obriga os canais a cobrar menos por anúncios e nas ações de merchandising.
Na Band, o “Top Chef” de Edu Guedes, raramente consegue 0,5 de audiência no ranking do IBOPE. Desempenho semelhante a do “Manhã do Ronnie Von”, aliás o pior programa dessa faixa horária,que saiu do ar na semana passada. Segundo a Redetv, ele deve ganhar uma atração noturna.
Porém, com suas receitas, Edu Guedes vai assinar o espaço deixado pelo colega. Apesar da pontuação mínima de audiência, ele carrega anunciantes fiéis e garante faturamento satisfatório. Na Band, a direção já desenvolve uma atração para substituí-lo.
Enquanto isso no SBT, o”Chega Mais”-comandado por Regina Volpato, Michelle Barros  e Paulo Mathias, luta para atrair mais público a fim de conquistar a vice-liderança.
No ar há um mês e meio, o programa continua na fase de ajustes enquanto sofre forte pressão da imprensa e a cobrança dos telespectadores.
Após décadas de tradição com programas infantis e depois telejornais populares a emissora de Silvio Santos ousa enfrentar a Record já estabelecida com o “Hoje em Dia” e a Globo, líder no ranking graças ao “Encontro” com Patrícia Poeta e o “Mais Você” com Ana Maria Braga.
Como os leitores(as) podem observar a mesmice nas manhãs da Rede TV, Band e SBT não levam a lugar nenhum, muito pelo contrário reforçam mais a audiência da líder do mercado a Rede Globo, até porque tudo isso nos faz lembrar a velha frase do “Chacrinha” “Na TV nada se cria tudo se copia.
Frase Final:  Os turvos sonhos, escondem as mágoas proibidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *