Sem final feliz

Colunistas Nilson Martins

O embate entre o vereador Dr. Lindoso e De Paula (foto) sobre o PSDB parece ter terminado. Talvez, por conselhos de próximos a Lindoso, por saber que a atitude do presidente estadual da sigla, Marco Vinholi, garantindo ao ex-presidente da Câmara, a candidatura a prefeito em Osasco, não iria dar certo, e não deu. Numa visita em Barueri, em fevereiro, surgiu uma indagação sobre quem seria o candidato do PSDB em Osasco feita a Vinholi. Ele, sem titubear, garantiu Lindoso. E claro, isso acabou ocasionando um tremendo mal estar com seus dois pares; Didi e De Paula, bem como o presidente da executiva Silas Bortolosso, que mais à frente acabou sofrendo intervenção pela cúpula estadual. E Lindoso se tornou o interventor, algo que provocou mais revolta no meio.

Mais confusão

Pois bem, semana passada, após acontecer uma reunião com membros estaduais, na noite de segunda-feira, foi decidido que haveria prévias em Osasco. Uma comemoração por De Paula, na sessão de quinta-feira. Para logo mais à tarde um desmentido da cúpula estadual. Já no sábado, dia 7, outra novidade foi a divulgação que Dr. Lindoso se filiava ao Republicanos, partido pelo qual é comandado pela esposa. Os motivos: Lindoso descobriu que assessores de Dória haviam visitado o prefeito Rogério Lins para uma aproximação com o governador que poderia trazer o partido apoiando sua candidatura.

Marco Vinholi, o causador

Está marcada para o dia 18 uma reunião com a executiva do PSDB de São Paulo, que de acordo com De Paula, servirá para cancelar a intervenção, já que o interventor pediu para sair. Ao que parece, tudo deverá voltar ao que era antes. Silas Bortolosso volta ao comando com toda a executiva. Isso servirá para botar um ponto final num episódio cujo responsável foi o presidente estadual Marco Vinholi, que deve ter achado que partido não têm regras e que não precisa de prévias quando existe mais de um candidato. Quanto a Lindoso, ele confirmou sair a prefeito pelo Republicanos num vídeo exposto nas redes sociais, na noite de quarta-feira.

E quem sai ganhando?

Claro, o prefeito Rogério Lins. Se o PSDB fechar acordo, ele terá um grande partido ao seu lado e tira da concorrência um nome que vinha crescendo muito, e que agora num partido menor sem a estrutura tucana o efeito deverá ser menor, nos garantiu um assessor direto de Rogério. Além de que, ele terá apoio do governador Doria. Outro dado importante é a transferência partidária de Lins, que pelas conversas de bastidores, poderá sair do Podemos e se filiar no DEM, cujo presidente estadual é o vice-governador Rodrigo Garcia. Essa decisão de “sai ou não sai”, só ocorrerá as vésperas do dia 3 de abril; último dia para se filiar a outro partido.

Os pré-candidatos

Por enquanto quatro nomes estão anunciados para a candidatura majoritária em Osasco. Emidio de Souza – prefeito de Osasco por dois mandatos – anunciou seu nome em uma coletiva do PT, semana passada. Já nessa semana, Marco Souza – o Dateninha – também se manifestou numa coletiva, afirmando que sai para prefeito pelo Solidariedade. Já o Dr. Lindoso confirmou na noite de quarta-feira. E o prefeito, que não há necessidade de anunciar devido a obviedade da questão.

Prefeito de Jandira na mira da Justiça

Complicada a situação do prefeito de Jandira, Paulo Barufi. Ele que já está com os bens bloqueados desde 2017, acusado de fraude numa licitação em que a FENAESC administrou o Hospital de Jandira, até ser fechado. E nessa semana, o Ministério Público pediu seu afastamento. A promotoria também pede o ressarcimento pelos danos causados aos cofres públicos. Em caso de condenação, uma multa prevista em lei deverá ser desembolsada pelo prefeito. Os valores chegam de R$ 3,5 milhões. Mesmo assim, Barufi deve sair candidato em reeleição nestas eleições.

Obras atrasadas

Nem tudo é maravilha em Santana de Parnaíba. Um recente levantamento do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) a cidade, circunvizinha a Barueri tem pelo menos 19 obras atrasadas que somados os valores, cifras chegam a 70 milhões de reais. Em nota publicada pelo jornal Folha de Alphaville, a prefeitura de Santana de Parnaíba não concorda com as afirmações do TCE. Diz a nota: “não procede, em parte, pois, das obras citadas, nenhuma encontra-se paralisada, apenas tiveram pausas pontuais devido a ajustes que foram feitos de modo a atender a necessidade da população”. Com poucos meses das eleições municipais, o prefeito Elvis Cezar (PSDB) ainda não definiu seu sucessor. Em entrelinhas, o ex-prefeito Silvio Peccioli (DEM) diz sair candidato.

PTB tem novo presidente

Após ficar à frente do PRB; agora Republicanos, por 14 anos no diretório executivo de Osasco, Silvio Neves acaba de assumir a presidência do PTB. O comunicado foi feito essa semana pelas redes sociais onde, numa foto ele aparece com Luciano Camandoni e o presidente estadual da sigla deputado Campos Machado. Indagado à respeito se o PTB de Osasco terá candidatura própria para prefeito, Neves afirmou que essa possibilidade é muito remota. “Estamos negociando eventual apoio a determinada candidatura. Em breve tornaremos público qual será a escolha do PTB, afirmou o novo presidente que substitui o vereador Severino.

Preparando a campanha

Na noite de quarta-feira (11), a Comissão da Mulher Advogada da OAB de Osasco, realizou o II Fórum de Mulheres na Política. O evento contou com um café de boas vindas às várias empreendedoras da Cidade. A ONG “Arte na Lata”, composta apenas por mulheres, deu inicio à cerimônia com uma bela apresentação artística. Com a presença de grandes nomes e palestrantes, a Dra Maria José Bonetti, abriu oficialmente o evento. Já a Dra. Claudia Patricia de Luna e a Dra. Valeria Paes Landim, apresentaram o lançamento projeto da OAB SP “Observatório da Candidatura Feminina”. Destacar as participações de Giselli Agnelli, do movimento Vote Nelas, e Aline Torres, aluna do Renova BR, onde discutiram a importância da mulher nos espaços políticos e as dificuldades da candidatura feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *