Tema importante demais

Entregue na última semana pela prefeitura de Osasco, a reforma do velório do Jardim Santo Antônio, na zona sul, preenche uma lacuna importante no sistema, já que das três estruturas atualmente existentes, era a única que ainda não havia sido reformada nos últimos anos. Os outros dois velórios, dos cemitérios Parque dos Girassóis e Bela Vista, foram revitalizados entre 2013 e 2016, portanto, na gestão anterior. A obra do Jd. Santo Antônio traz dignidade para os usuários e também para funcionários da administração. Renovada, a estrutura contribui para desafogar o sistema, principalmente na Bela Vista, espaço mais tradicional para essa finalidade.

Um velório bem cuidado é sinal de respeito aos cidadãos, que utilizam o serviço em momento de extrema sensibilidade e fragilidade humanas. E um dos maiores desafios é a qualidade ambiental desses locais, com seu perfeito funcionamento, mobiliário em ordem, manutenção da zeladoria, funcionários atenciosos, discretos e prestativos. Parece descomplicado, mas a realidade demonstra o contrário. Do ponto de vista político, essas estruturas também têm potencial para melhorar ou denegrir a imagem de uma cidade e, por que não dizer, de um governo.

Observe que, por vezes, são os únicos lugares conhecidos por visitantes, que têm nestes lugares a única oportunidade de formar opinião acerca de determinada localidade. Uma estrutura acanhada, com iluminação precária, ambientes sujos e funcionários despreparados, certamente transmitirá péssima imagem administrativa. E o contrário também é verdadeiro.

O fato é que investir em área tão sensível representa, antes de tudo, respeito à população, mas também pode ser estratégia interessante para melhorar a imagem de cidades e governos. Por essa razão, os políticos deviam prestar ainda mais atenção ao tema. Seria uma óbvia demonstração de inteligência.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Oscar pelo texto, pois mostra à população que nosso Prefeito está sim preocupado para com nossa cidade. Aguardamos agora a inauguração do Albergue no Rochdale, em Fevereiro/2019, onde será excelente para um melhor acolhimento a moradores em situação de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here