Udiaço: Uma história de sucesso com Osasco e região

Capa Geral

Helio Trevizan é um dos irmãos responsáveis pela Udiaço, a história deles com a região começou em 1970 quando chegaram em Osasco. Eles nasceram na Lapa, bairro da capital paulista, depois mudaram para Santana de Parnaíba. Em 1970 chegaram na cidade onde fizeram a história da família e da empresa

A Udiaço com quase 33 anos de história tem atualmente cerca de 500 funcionários, desses 330 só na unidade que fica na cidade de Carapicuíba ao lado do Rodoanel Mário Covas. Os demais funcionários estão na unidades do Guarujá. Litoral de São Paulo e São Carlos, interior paulista. Além disso, a Udiaço tem Show Room espalhados por algumas cidades do Estado como Jundiaí, Bauru, Sorocaba e Campinas.

A Udiaço vende aço para a grande São Paulo, interior e litoral.

Para entender um pouco da história da Udiaço é necessário conhecer um pouco a história de um dos irmãos. O início do sonho que hoje em dia se tornou realidade e é referência no mercado do aço, os primeiros passos foram com Hélio Trevizan, em 1976, ele entrou como o office boy na Refer, uma empresa de aço e trabalhou lá até 1980. Em 82, entrou em uma outra empresa, como vendedor, nesta empresa também cresceu profissionalmente, nessas oportunidades da vida, ele foi chamado novamente pela Refer. Mas no ano de 1989, Hélio atendeu ao chamado do seu irmão e montou a primiera sede da Udiaço no bairro de Presidente Altino. “Nós começamos do zero. Começamos com caminhão emprestado, o terreno era alugado, metade do nosso escritório era de madeira e a outra de bloco, pintado de cal. Em seguida abrimos mais uma filial em Osasco, a Unifer que atendia o pequeno consumidor”, comenta Helio Trevizan.

Em 1992, a Udiaço abriu sua primeira unidade fora da cidade de Osasco, no Guarujá, litoral paulista. “Depois fizemos uma outra unidade com um pequeno escritório em São Carlos.”

A família Trevizan sempre foi empreendedora na cidade de Osasco teve empresa de papel, distribuidora de cimento, loja de carros e Motel. “Mas o nosso forte é trabalhar com aço, optamos em seguir apenas com a Udiaço”, ressalta Hélio. E a empresa começou a crescer. “Nós nunca deixamos de investir no nosso negócio, toda vez que tem uma crise é quando nós investimos e fazemos bons negócios. Nós fomos crescendo ano a ano. Fizemos parcerias com todas as construtoras de Osasco, recebemos apoio total deles”, diz o empresário.

Há 12 anos, eles decidiram unificar as divisões das empresas da família em apenas uma: antes eram a Udifer, UdiCorte e Udiaço, eles optaram em manter o nome Udiaço e criaram uma das maiores empresas da região. Na nova configuração da Udiaço Wagner Trevizan cuida da logística, Adalberto Trevizan cuida da parte fiscal e Hélio Trevizan é responsável pela parte comercial. Com a empresa crescendo ano após ano, foi necessário achar um novo local para implantar a unidade, eles investiram em um terreno ao lado do Rodoanel Mario Covas na cidade de Carapicuíba. “Aqui nós montamos um time forte, nós investimos em pessoas, meu gerente de compras tem 31 anos comigo, a cozinheira tem mais de 30 anos de empresa, meu gerente financeiro foi meu motoboy. O segredo da Udiaço são as pessoas, nós investimos neles, nós gostamos de estar juntos com eles, ele são mais que funcionários, são parceiros. Nós tentamos estar com eles em todos os momentos, bons e ruins”, diz Hélio. O tratamento entre diretoria e funcionários vai além das fronteiras, a Udiaço tem um programa de contratação de haitianos. “Nós temos mais de 30 funcionários do Haiti aqui na matriz e nas filiais. Inclusive nós fomos homenageados por eles. Nós queremos gerar empregos. Nós vivemos a vida da empresa gerando empregos.”

A Udiaço tem um tratamento diferenciado no manejo com seus colaboradores, eles oferecem todas as refeições na empresa, a unidade tem um espaço de descanso e uma academia. “A comida que eu como é a mesma que o meu funcionário, eu jogo dominó com eles, meu irmão joga truco. Nós temos que cuidar bem dos nossos funcionários.”

Líder no mercado de aço, Hélio diz qual é o diferencial da Udiaço. “Você compra aço em qualquer esquina, aço é tudo igual, o que tem que ser diferente é o atendimento, o nosso diferencial é o atendimento. Eu não vendo aço, eu vendo serviço. Nós temos uma das centrais mais modernas do país para corte e dobra. Hoje nós somos uma das maiores distribuidoras do país. Nossas vendas giram em torno de 60% para construtoras e 40% para o consumidor final, se você precisa de 10 barras de ferro nós te entregamos, temos uma frota de mais de 100 caminhões, entregamos qualquer quantidade. Nós estamos em 80% das obras de Osasco e região”.

Como toda grande empresa, a Udiaço não poderia deixar de lado a parte social. E há 15 anos a empresa é mantenedora da ONG Vozes da Capela no bairro do Jaguaribe na cidade de Osasco. Era um sonho da mãe da família Trevizan, a senhora Abigail Aparecida Trevizan, os filhos em memória e homenagem a matriarca da família montaram a ONG. Eles oferecem cursos de violão, dança, teatro, artesanato, boxe, informática e atendimentos psicológicos. “É uma forma de tirar as crianças da rua e fazer um trabalho dentro a ONG. As responsáveis por manter o atendimento é a minha irmã Sônia Trevizan e a Inês”.

O que esperar da Udiaço nos próximos anos? Hélio diz que a empresa terá a continuidade com os filhos dos atuais donos. “Meu filho está aqui, os filhos do Adalberto também estão. Estamos fazendo uma sucessão, eles vieram com ideias novas e estão colaborando com isso. Nossa família sempre em primeiro lugar, meu pai que está aqui conosco e nossos filhos são parte desta história de sucesso. Sonhos não têm valores, cada vez que eu consigo contratar mais pessoas, eu fico feliz. Na pandemia bancamos todos os funcionários. Meu sonho hoje é manter a família Udiaço unida, chegar onde nós chegamos, é como se eu tivesse realizado todos os meus sonhos, me sinto realizado ao olhar para trás e ver tudo isso. Não importa o tamanho do sonho que você tem, você não pode perder a vontade de buscar esses sonhos.”

Eles são a Udiaço

Raimunda Tavares, cozinheira
Eu cheguei aqui em 15 de janeiro de 1993, sou a primeira funcionária mulher da empresa, entrei como faxineira, depois de algum tempo me convidaram para substituir uma pessoa na cozinha, a empresa era lá em Presidente Altino. Tenho muitas lembranças maravilhosas da minha história aqui. Tudo que eu tenho foi graças a Udiaço, foi aqui que casei, tive meu carro e minha casa. Os meus patrões são maravilhosos, eu peço que Deus abençoe eles todos os dias. Fizeram coisas por mim que são inexplicáveis e eu só tenho a agradecer. Uma vez o meu filho caiu e se não fizesse nada ele teria que amputar o pé, falei com o Hélio, ele trouxe meu filho para um hospital de Osasco, pagou tudo e meu filho curou. Eu era alcoólatra, bebia dentro da empresa, eles podiam me mandar embora, mas não, eles me acolheram e encaminharam para uma psicóloga e eu me tratei. Estou há 16 anos sóbria. A Udiaço foi mais que um presente na minha vida. Eles cuidam de mim e dos meus filhos com muito amor e carinho.

Júlio Andrade, gerente financeiro
Comecei em 1996, tinha uma vaga de motoqueiro. Fiquei 4 anos nessa função e ajudava uma pessoa na partte financeira e administrativa, comecei a fazer faculdade, pintou uma oportunidade no departamento de vendas, fique 3 anos lá. Em 2002, a pessoa responsável pela área financeira e administrativa saiu e o Hélio me fez um convite. Tinhamos poucas pessoas na época e hoje temos um departamento. A minha vida é a Udiaço. Ela me ajudou a realizar meus sonhos.

3 thoughts on “Udiaço: Uma história de sucesso com Osasco e região

  1. Meu filho trabalhou anos na udiaco saiu depois de algum tempo tentou voltar mais não conseguiu.eu agradeço pelos anos que ele trabalhou com vocês Evandro Rodrigues de Araújo.obgcorina

  2. Bom dia seu HÉLIO.me chamo relmia e gostaria muito que desse uma ATENÇÃO nessa mensagem no momento estou precisando de uma ajuda. Sei que mexe com ferro e no momento não tenho recursos para poder fazer uma reforma em minha BORRACHARIA estou numa situação muito difícil. Por isso estou aqui me explicando minha situação. Pedindo uma ajuda na estrutura de minha BORRACHARIA PODENDO seder para mim algumas ferragens.se me ajudar a me re-ergue serei muito grata ao senhor. Deus abençoe a ti e toda sua equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *