Um Curso para melhorar e identificar as dificuldades no atendimento em Bares e Restaurantes

Alexandre Frassini Colunistas

Osasco está entre as cidades onde mais se abre bares e restaurantes da região. Alguns locais, como Jardim das Flores, Km 18 e Campesina por exemplo, passa a impressão que a cada semana surge um novo estabelecimento. Ao contrário de outras épocas, onde os moradores daqui migravam para São Paulo, especialmente para a Vila Madalena e Bexiga, hoje a procura fica mais aqui na cidade mesmo e várias pessoas acabam vindo de outras regiões para os bares daqui. E são estabelecimentos modernos, automatizados, cardápios exclusivos e variados e ambientes criativos e bem pensados. Mas de nada adianta toda bela infraestrutura se não tiver um fator primordial para que todo sucesso planejado não seja em vão. A qualidade no atendimento.
Faço um desafio para você querido leitor. Quantas vezes você deixou de ir a uma Padaria, Mercado, Açougue ou outros comércios em geral ai do seu bairro por ter sido mal atendido? Tenho certeza de que cada um de nós tem uma lembrança dessa né? É muito desagradável ser mal atendido. Agora imagina, com uma concorrência grande, com varias opções de bares, muitas vezes um do lado do outro, onde cada detalhe pode influenciar o cliente a optar pela escolha. O atendimento se torna um dos principais, diria até o principal, diferencial.
Ultimamente, o Rango do Ale tem feito vários eventos em Bares de São Paulo, inclusive no litoral e interior e quase sempre percebemos que há uma falha no quesito atendimento. Ou por descuido do proprietário, que foca só no resultado e muitas vezes não da tanta atenção ao atendimento, ou por parte do funcionário que muitas vezes não tem experiência em atendimento ou que ainda encara o desafio como temporário e não de carreira. Cada local tem a sua particularidade negativa.


Pensando nessas dificuldades, Erika Kawachi, coordenadora da Equipe do Rango do Ale lançara nesse mês um “Curso de Boas Praticas e Excelência em Atendimento” para Bares e Restaurantes.
O Curso visa localizar as problemáticas e situações de conflitos, baseado nas opiniões da equipe, dos gerentes e também do proprietário de cada estabelecimento, implementar as soluções e acompanhar os resultados.
“O curso que estamos lançando visa corrigir falhas importantes do setor, capacitar os colaboradores e mostrar a importância do atendimento tanto para o cliente, como para quem o atende e os resultados desse equilíbrio a curto e longo prazo.”, explica Erika.
A ideia do curso surgiu quando a Coordenadora da equipe do Rango do Ale, reconhecidamente alinhada com o trabalho, começou a receber solicitação de comerciantes locais para dar apoio em bares, feiras gastronômicas e eventos.
“É um orgulho perceber que a execução sincronizada e colaborativa do trabalho de todos os membros da equipe foi elogiada pelo contratante e pelos clientes. Esse tratamento não pode ter validade, não pode ter recaída de qualidade e muito menos ser desprezada. Tem que ser permanente”, finaliza Erika.
O “Nosso Espeto Grill”, no Jardim das Flores é um dos estabelecimentos que já esta colhendo os resultados ministrado no curso. “Sou muito grato em ter a Erika Kawachi como parceira e obtive bons resultados na melhoria na qualidade de atendimento, na formação de equipe e satisfação dos clientes da casa.”, comemora Robson Dias, proprietário da casa.


Para Glauco Mishima, integrante da equipe do Rango do Ale. ” Trabalhar no Rango do Ale para mim foi muito desafiador, pois é um área totalmente fora da minha formação. Mas aprendi a gostar de ter esse contato com o público e trabalhar com eventos prova como é importante estar organizado, ter controle do tempo de preparo, ter concentração, planejamento e os mais importantes, pro-atividade, simpatia e boa comunicação. Entregar um serviço de excelência, é o que objetivamos sempre e a Erika realmente nos preparou e nos qualificou para isso”.
O Curso de “Boas Praticas e Excelência em Atendimento”, é ministrado no próprio estabelecimento, em horário e data combinado e pode ser agendado pelo WhatsApp 11 94545 4826.
“Você não conquista o respeito da sua equipe sendo amigão ou fechando os olhos para os erros… Você conquista sua equipe quando mostra para eles que você é capaz de levá-los a algum lugar e a outro patamar”
E você querido leitor, já teve algum problema com atendimento? Deixe um comentário aqui.
Até a próxima gente!!!

1 thought on “Um Curso para melhorar e identificar as dificuldades no atendimento em Bares e Restaurantes

  1. Dou meus parabéns à Erika Kawashi, ela realmente sabe o que faz! Tive o prazer de desfrutar dos serviços das equipes que ela treinou. São maravilhosos, juntaram os talentos e o atendimento de excelência que cativam a todos que os conhecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *