Começaram em julho deste ano, pela Prefeitura de Barueri, as obras de reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Leandro de Barros Pimentel, no Jardim Silveira. O prazo previsto para término é julho de 2020.
O projeto prevê a construção de três pavimentos (térreo e mais dois pisos). O prédio terá 7.378 metros quadrados de área construída em terreno de 5.341 metros quadrados, e novo acesso pela avenida Alziro Soares com a rua José Justino Martins.
A escola terá 29 salas de aula, salas multiuso, de informática, leitura e de recursos; laboratório de ciências, auditório, quadra coberta, vestiários, solário, espaço de vivência, cozinha (refeitório), grêmio estudantil, administração municipal e administração estadual; estacionamento para funcionários, local para embarque e desembarque de alunos, acessibilidade, rampa, elevadores, energia solar e reservatório para água de reuso.
Uma das mais antigas escolas de Barueri, a Emef José Leandro de Barros Pimentel foi inaugurada em 1992. O anúncio do projeto de reconstrução ocorreu no dia 30 de agosto de 2018 em reunião de gestores da Secretaria de Educação de Barueri com os pais (maioria ex-alunos) da unidade escolar.
Outras escolas
Nos últimos anos, a Prefeitura já entregou 10 escolas. Em 2017: maternais no Jardim do Líbano, Vila Márcia e Parque Imperial; e a Emeief Dorival Faria, no Jardim Tupanci.
Em 2018 foram finalizadas as obras das maternais Chácaras Marco, Vale do Sol e Wandeir Ribeiro (Jardim São Luiz); Matermei do Engenho Novo e Emeief Adherbal Farbo, no Vale do Sol.
Neste ano foi entregue o novo prédio adaptado da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), no bairro Aldeia da Serra. Para esse segundo semestre de 2019, a Prefeitura poderá antecipar o término da reconstrução da Emef Amador Aguiar, no Parque Imperial, e da nova Emef do Jardim Maria Helena. Há ainda previsão de que até janeiro de 2020 seja finalizada a construção da Emef da Aldeia de Barueri.
No primeiro semestre de 2020, a Prefeitura deverá concluir também as obras de reconstrução da Emei Benedito Venâncio, no Jardim Reginalice, e a construção da Maternal do Jardim Tupanci.