Uma transformação no ensino: descubra o que são metodologias ativas de aprendizagem

Colunistas Prof. Me. Rafael Garcia Campos

A nova abordagem de ensino obtida com essas metodologias, se dá, principalmente, pela mudança no protagonismo do aluno em sala de aula. Com estratégias inovadoras, os alunos são impulsionados para aprenderem de maneira autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais.

O objetivo é que o aluno esteja no centro do processo de aprendizagem, agindo ativamente e sendo responsável pela construção do seu conhecimento. Ao ter contato com soluções dentro de um contexto específico de aprendizado, que poderá utilizar a tecnologia e outros recursos, essa prática promoverá a habilidade investigativa, reflexiva e criativa, que responderá a uma situação-problema.

É fundamental estimular conteúdos atuais, atrativos e dinâmicos, sendo importante ter um olhar apreciativo para o contexto dos alunos para que faça sentido essa abordagem e garanta o envolvimento deles na construção do projeto.

Foto: Viacarreira.org

Um ponto de partida para a estruturação da aprendizagem autônoma e participativa poderá ser a problematização, através de uma pergunta que norteará uma situação-problema que faça com que os alunos conversem, pesquisem e proponham possibilidades resolutivas para administrar parcialmente ou totalmente determinada necessidade, como por exemplo, o projeto de vida, problemas no bairro e ações que impactam a sociedade como um todo.

O interessante é que podemos envolver os alunos em situações cada vez mais complexas, em que precisarão pesquisar e conversar para se chegar na conclusão, bem como para avaliar os resultados obtidos.

Para o sucesso nas metodologias ativas, é elementar a atuação do professor nesta prática, devendo estimular e permitir que os alunos sejam criativos, arrojados e livres para experimentar suas diversas possibilidades.

Sobre o autor:

Rafael Campos

rafael.gcampos@outlook.com

Administrador, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Gestão de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *