Se você se sente inferior em relação as outras pessoas, hoje meu bate papo é com você.
A inferioridade é uma condição que gera um grande sofrimento na vida de uma pessoa, muitas vezes ela não se sente pertencente a um ambiente, pois acredita que suas habilidades, beleza, competências e características pessoais são insignificantes quando comparada a das demais pessoas que estão nesse mesmo ambiente.
Com as redes sociais essa comparação tem aumentado cada dia mais, o que é bastante injusto com você mesmo(a), pois na maioria das vezes você só está vendo o recorte mais legal da vida daquela pessoa, você não sabe o contexto da vida dela, você não conhece a totalidade da vida dessa pessoa e quanto mais você se compara, mais você perde a capacidade de senso crítico necessário para não adoecer.
Se sentir inferior não está vinculado apenas a autoestima que tanto se fala hoje em dia, ele está vinculado ao seu autoconceito, ou seja, o que você pensa sobre você mesmo(a). Esse autoconceito foi formado ao longo da sua vida, não é algo possível de escolher, mas a partir do momento que você perceber que seu autoconceito está baixo, você pode então trabalhar para melhorar.
Esse autoconceito foi durante antes formado pela sua família, ambientes sociais, escola, trabalho e todo o contexto externo que permeia sua vida. Os principais fatores que contribuem para seu sentimento de inferioridade são:
-
Educação e a forma que você foi criado pelos seus pais;
-
As comparações injustas que você foi realizando ao longo da vida e atualmente;
-
Bullying, seja ele físico ou psicológico;
Todo mundo, entenda TODO MUNDO, inclusive VOCÊ, tem um valor pessoal muito importante, você precisa aprender quais são seus aspectos mais positivos e pontencializá-los e os negativos, aprender a lidar com eles.
Como sempre digo aqui, se para você está difícil sozinho(a), procure ajuda!
Espero que esse texto tenha te ajudado 😊.

