Vamos começar definindo moda.
Conforme o dicionário do Google, moda é: conjunto de opiniões, gostos, modo de agir, viver e sentir, sempre em coletivo.
Pensando em tudo isso a resposta é NÃO, autoconhecimento não é moda.
Tenho quase certeza que em algum momento, seja conhecendo alguém, fazendo uma entrevista de emprego ou até mesmo em terapia, você já foi questionado(a) da seguinte forma: quem é você? Como você se define? Do que você gosta? Ou algo como: me descreva sobre você. Pode ser que nesse momento você tenha travado e percebeu que não sabia por onde começar ou o que falar, se você passou por isso e não se sentiu confortável, talvez você não se conheça como imagina.
O autoconhecimento nada mais é que o conhecimento de si mesmo(a), das próprias características, emoções, sentimentos, comportamentos entre outras questões.
O que mudou na verdade é que com a evolução do ser humano, as pessoas começaram a perceber a importância de se observar e saber mais sobre si.
Os benefícios do autoconhecimento são diversos, veja abaixo alguns exemplos:
- Relacionamentos mais saudáveis;
- Saúde física;
- Saúde emocional;
- Saúde financeira;
- Melhores resultados no trabalho;
- Adaptação de comportamento quando necessário.
Dito isso, então você me questiona: Ok Erica e como começo a me conhecer melhor?
Existem algumas possibilidades, a principal é a terapia com psicólogo(a), pois ele(a) respeitará sua individualidade e te ajudará a se conectar com você mesmo(a) analisando todo seu contexto de vida, adicionalmente, existem ferramentas terapêuticas, cursos e workshops.
A única indicação que deixo é, pesquise muito o(a) profissional com quem irá agendar sua consulta, assim como a escola para fazer um curso, a empresa que dará workshop e livros que irá ler, aproveite e peça indicação.
E aí preparados(as) para começar a busca do autoconhecimento? Vamos?