É o que falta para o término do segundo mandato de Rogério Lins como prefeito de Osasco. No apagar das luzes, além de apoiar Gerson Pessoa como candidato a prefeito, Lins quer encerrar seu governo com a entrega de importantes obras, para que seu nome fique definitivamente marcado na história da cidade como um grande administrador e segundo pesquisas, com uma aprovação popular de mais de 80%.
Fique esperto!
Na última terça-feira, uma pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado mostra que 24% dos brasileiros com mais de 16 anos, foram vítimas de golpes digitais nos últimos 12 meses. Significa que mais de 40 milhões de pessoas perderam dinheiro devido a crimes como clonagem de cartão, fraudes em compras online e invasões de contas bancárias.
Carta compromisso
Nas campanhas políticas muitas são as promessas de candidatos, com o objetivo de convencer o eleitor e ser recompensado com o seu voto, mas sabemos que depois de eleitos nem todos cumprem o prometido. Por essa razão, o não cumprimento de promessas, o candidato a vereador de Osasco, o dentista das estrelas, Alexandre Bussab (MDB), dirigiu-se a um cartório e registrou uma Carta Compromisso para com os eleitores e nela elencando as principais bandeiras, projetos, desafios e lutas como vereador, se eleito for.
Chegou o Dia D
Em Osasco são mais de 400 candidatos em busca de ocupar uma das 21 cadeiras na Câmara de Osasco. Depois de um período até curto de campanha, neste domingo após o fechamento das urnas, vamos conhecer os eleitos. Provavelmente teremos surpresas positivas e negativas, risos e choros, alegrias e decepções. Uma pergunta que corre nos bastidores é qual será o índice de renovação com relação aos atuais vereadores? Quantos serão reeleitos e quantos deixarão a Casa de Leis?
Poder feminino
Nas eleições municipais de 2020 foram eleitas cinco vereadoras em Osasco, o que corresponde a quase 25% do total de cadeiras do legislativo osasquense. Um bom número, mas ainda pequeno se levarmos em consideração que as mulheres representam mais de 50% do eleitorado. A participação feminina na política em nosso país ainda é pequena em todas as esferas, federal, estadual e municipal, mas a cada ano, felizmente, a representação feminina vem aumentando a cada eleição. Dias melhores virão quando homens e mulheres tiverem pelo menos igualdade em número na representatividade política em nosso país.
Tostão e milhão
Entre os milhares de candidatos a vereador em nosso país, a desigualdade de recursos financeiros distribuído pelos partidos é grande. Alguns nadam de braçada em piscina de dinheiro. A grande maioria batalha pela escassa atenção dos eleitores com o pouco ou até mesmo sem nada de recursos. Só parara ilustrar o texto, na capital paulista há dois candidatos a vereador do União Brasil que foram contemplados, um com R$ 3.640.826,00 e outro com R$ 3.571.246,00. Detalhe é que o dinheiro ajuda, mas não garante eleição de alguém, pois outros fatores são analisados pelos eleitores. E na antevéspera das eleições que ocorrem neste domingo, 6, quase metade do eleitorado brasileiro ainda não definiu em qual candidato a vereador irá votar.
Renovação
Dos 12 municípios que fazem parte do CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, já é certeza que teremos 9 novos prefeitos, a saber em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Cotia, Santana de Parnaíba, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. Em outras três cidades do CIOESTE, Jandira, Araçariguama e São Roque os prefeitos estão concorrendo à reeleição.
Lei seca
A maior parte dos estados brasileiros abre mão da Lei Seca nas eleições deste domingo, 6 de outubro, entre eles, o estado de São Paulo.
A manutenção da medida não iria refletir a maturidade esperada dos eleitores. O Brasil é uma democracia e deve permitir que os cidadãos façam escolhas conscientes e responsáveis.