No próximo domingo, 6 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições municipais de 2024, onde os eleitores irão votar para vereador e prefeito. Para o exercício da cidadania o eleitor precisa estar atento à ordem de votação, para evitar qualquer equívoco no momento de escolher os representantes municipais.
O primeiro número que será digitado na urna eletrônica é o de vereador, com cinco dígitos, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido e os três restantes correspondentes à identificação do próprio candidato. O segundo e último número que será digitado na urna eletrônica é o de prefeito, com apenas dois dígitos. Um eventual segundo turno acontece no dia 27 de outubro, e a votação será somente para o cargo de prefeito.
Osasco
Em Osasco a disputa para prefeito conta com quatro candidatos, sendo eles Dr. Elissandro Lindoso (Novo), Emidio de Souza (PT), Gerson Pessoa (Podemos) e Glória Brito (PCO).
Já a disputa por uma cadeira na Câmara Municipal será mais acirrada, já que conta com cerca de 400 candidatos, concorrendo a 21 cadeiras no legislativo. Segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), são 267 homens e 139 mulheres disputando uma vaga.
Barueri
Na cidade de Barueri a disputa para prefeito também conta com quatro candidatos, Beto Piteri (Republicanos), Fabião (MDB), Gil Arantes (União) e Sabrina Nabuco (PSOL).
Barueri registrou um crescimento de 14% do eleitorado desde o último pleito, passando de 261.428 eleitores para 297.616 eleitores, e também conta com cerca de 400 candidatos a vereador, disputando 21 cadeiras no legislativo.
Carapicuíba
Em Carapicuíba a disputa pela vaga de prefeito tem cinco candidatos, sendo Dr. Evaldo Almeida (Mobiliza), Dudu de Paula (Agir), José Roberto (PSD), Professor Lucena (PSOL) e Sergio Ribeiro (PT).
Já para vereador, os mais de 300 mil eleitores da cidade, terão que escolher entre os 285 candidatos e candidatas para ocupar as 19 cadeiras do legislativo.
2º Turno
Nas três cidades da região há a possibilidade de ocorrer segundo turno, caso nenhum dos candidatos alcance mais que 50% dos votos válidos.
Caso haja o segundo turno, os eleitores irão novamente às urnas no último domingo de outubro, dia 27.