Entre as 5570 cidades brasileiras, 100 delas concentram 76,58% da arrecadação de impostos no país com R$ 2,779 trilhões e destas 38 são do Estado de São Paulo. Este é o Top 10 na arrecadação de impostos: 1º São Paulo – 2º Rio de Janeiro – 3º Brasília – 4º Belo Horizonte – 5º OSASCO – 6º Curitiba – 7º BARUERI – 8º Porto Alegre – 9º Campinas – 10º Manaus
Novo quadro
Entre os 12 municípios que integram o CIOESTE -Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, um dos mais importantes consórcios do país, 9 deles terão novos prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2025, a saber, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Cotia, Cajamar, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus e apenas 3 municípios com prefeitos reeleitos Jandira, Araçariguama e São Roque. Vale lembrar que Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus terão o retorno de ex-prefeitos.
Novidade
Na quarta-feira, 6 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da flexibilização do regime de contratação de servidores, permitindo que a administração pública adote o regime CLT, além do Regime Jurídico Único (RJU). Essa medida permite que novos servidores sejam contratados via CLT e sem estabilidade.
Motor econômico
Do país é o Estado de São Paulo que abriga cidades com alguns dos maiores PIBs do Brasil. Essas são pela ordem as 10 cidades mais ricas do Estado. São Paulo, Osasco, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Barueri, Jundiaí, Paulínia, São José dos Campos e Sorocaba.
Pioneira
Austrália pode proibir acesso a rede sociais por menores de 16 anos, afetando as gigantes da tecnologia como Google, Meta e X. A medida que deve passar no parlamento ainda neste ano, caso seja aprovada é uma resposta a preocupações crescentes sobre o impacto das plataformas digitais na saúde mental e no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.
Nova deputada
A professora Camila Godoi (PSB), vereadora em Itapevi e que na última eleição concorreu à prefeita, agora é deputada estadual eleita com 48.986 votos. Isso aconteceu após recontagem de votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral devido à fraude de cota de gênero envolvendo os partidos PROS e PTB que impactaram o resultado das eleições. Com a recontagem perde a cadeira na Assembleia Legislativa o atual deputado Simão Pedro (PT).
Justiça dirá sim ou não
Ivanildo Luiz dos Santos concorreu a vereador de Osasco nas eleições deste ano como Ivanildo Eventos (PSD) e com 3.583 votos ficou como primeiro suplente do partido. No último dia 8, através de seu advogado constituído, Ivanildo ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral para apuração e sancionamento da fraude à cota de gênero na Federação PSOL/REDE. Caso a ação seja julgada procedente os votos da Federação serão anulados e uma retotalização da eleição proporcional de Osasco será realizada.
Caçula
Na terça-feira, 12, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou Projeto de lei do deputado Carlos Cezar (PL) que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo. O projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Sendo sancionado, Araçariguama deixará de fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba. Atualmente 39 municípios constituem a Região Metropolitana da Grande São Paulo.
Proibição
Na terça-feira, 12, em votação simbólica, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto que proíbe o uso de celulares pelos estudantes nas escolas públicas e privadas do Estado. A medida que aguarda a sanção do governador Tarcísio de Freitas deve entrar em vigor no próximo ano letivo.