A tristeza não é uma emoção que você precisa deixar de ter

Colunistas Erica Rodrigues

Quantas vezes você falou ou pensou:

“Eu não posso ficar triste por conta disso, é uma besteira”

“Eu não posso ficar triste, isso demonstra fraqueza”

Ou falou para alguém:

“Pára, você não precisa ficar triste por causa disso”

De forma geral as pessoas associam sentimentos negativos imediatamente a algo ruim, algo que precisa deixar de ser sentido.

Mas como deixar de sentir algo que realmente está te impactando, que tem um significado e importância para você? isso simplesmente não existe.

Eu sempre faço a seguinte comparação:

Imagina que você ou outra pessoa está com dor de dente, você pensa ou diz:

“Eu não posso ter dor de dente, isso é bobagem, preciso deixar de sentir essa dor agora!”.

Muito provavelmente não né? Até porque enquanto você não tomar remédio ou ir ao dentista a sua dor não irá passar e com as emoções não são diferentes.

Quando estiver triste com algo não briga com seu sentimento e sim tenta cuidá-lo, como então cuidar da tristeza?

  • Se você está triste por algo que não consegue modificar, é necessário trabalhar a aceitação, se acolher, se respeitar, porém continuar fazendo as coisas que devem ser feitas na sua rotina;

  • Se é algo que você consegue modificar, mesmo estando triste tente “arrumar” essa situação, vê o que você consegue fazer para solucionar, tenta se respeitar, fazer do seu jeito, no seu tempo, porém fazer.

  • Se você perceber que sua tristeza está impactando no seu dia a dia, te gerando prejuízos e está recorrente, ou seja, todos os dias, por por exemplo, nas últimas duas semanas, procure ajuda com especialistas que nesse caso é o psicólogo e o psiquiatra.

A tristeza assim como tudo na vida tem um aspecto positivo, estar triste te ajuda a olhar para dentro, a repensar seus comportamentos, seus valores pessoais, as pessoas que estão a sua volta, rever amizades e relacionamentos. Isso pode parecer ruim em um primeiro momento, mas quando você entende o que está te deixando triste, você tende a afastar ou resolver, fazendo com o que pelo menos a sua tristeza começa deixar de existir.

Não fuja das suas emoções, pelo contrário, procure sempre compreendê-la e você perceberá uma melhor qualidade de vida no quesito saúde mental, claro que não será do dia para noite, mas você irá perceber um avanço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.