Alergias e a Primavera

Colunistas Dra Simone neri

Existem várias causas para prurido no corpo, a chamada coceira. A causa mais comum são as alergias a produtos de beleza e higiene, pois alguns componentes podem causar sensibilização ou dermatite de contato. Alimentos com corantes e conservantes também são agentes frequentes de processos alérgicos.

Mas e quando a coceira não está relacionada a nenhum produto?

Pele ressecada e banho quente podem ser uma combinação explosiva para desencadear coceiras em lugares inalcançáveis como, por exemplo, as costas. O indicado é fazer uma avaliação com um médico dermatologista para chegar a um diagnóstico. Caso haja algum produto que esteja desencadeando esse desconforto, o ideal é simplesmente deixar de usá-lo.

Caso não haja um motivo aparente, sempre aconselho a diminuir a temperatura do banho, usar sabonetes neutros e abusar da hidratação cutânea com produtos hipoalergênicos. Na maioria dos casos, temos uma boa resposta, mas se mesmo assim não houver melhora sugiro entrar com antialérgicos para diminuir a sensibilidade.

Com a chegada da Primavera muitas vezes observamos piora das alergias de uma maneira geral, afinal, essa é a época das flores e a polinização está em alta. Muitas pessoas descrevem uma piora, principalmente, das alergias respiratórias.

Com a nossa vida em metrópoles, no entanto, a polinização não é o maior problema, e sim, a poluição, que pode agravar na época da primavera, já que ainda temos um tempo mais seco. Com a pouca umidade relativa do ar, os poluentes não se dispersam e causam as doenças alérgicas respiratórias e cutâneas.

Minha sugestão é usar umidificadores caseiros, aumentar a hidratação oral e usar cremes hidratantes hipoalergênicos que melhorem a lubrificação cutânea. Se, mesmo assim, as crises alérgicas continuarem recorrentes, a saída é procurar um médico alergista, que poderá ajudar a tratar e melhorar a qualidade de vida, que fica extremamente comprometida com as coceiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *