Aos 72 anos, Barueri é a cidade mais competitiva de todo país

Cidades Destaque

Nesta sexta-feira, 26, será celebrado o aniversário de 72 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Barueri é a cidade mais competitiva do país. É o que apontou o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Sebrae.

O estudo comparou as 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e avaliou indicadores em áreas como saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, economia, inovação, capital humano, telecomunicações, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.

O cálculo de 55 indicadores conferiu para Barueri a primeira posição no levantamento com a nota 64,33. Na sequência, o ranking traz São Caetano do Sul (64,30) e três capitais: São Paulo (61,91), Florianópolis (61,68) e Curitiba (60,64).

“A competitividade de um município está diretamente ligada à capacidade de ação dos seus líderes públicos”, afirma na publicação Tadeus Barros, diretor-executivo do CLP. “O ranking veio oferecer as bases para a construção do legado de competitividade para aqueles governos que assim desejam fazer.”

Para o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, o estudo chancela o trabalho realizado na cidade e é uma garantia para novos investidores. “É uma honra ver Barueri no primeiro lugar do Brasil em um ranking que tem indicadores de diferentes áreas”, destaca.

A cidade de Barueri continua sendo reconhecida por investir em inovação e pelo seu engajamento tecnológico com o objetivo de melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Mais uma vez a cidade avançou no ranking Connected Smart Cities, que avalia o desempenho em 70 indicadores que passam pelas as áreas de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

Na edição de 2020, divulgada em setembro, Barueri subiu do 59º lugar no ranking geral de Cidades Inteligentes e Conectadas para 13º. Na categoria Economia, a cidade pulou da 6ª posição para o 1º lugar. Essa avaliação está relacionada à renda média da população, crescimento econômico, proporção do número de empregos disponíveis entre outros indicadores que pertencem o eixo.

Na área de Tecnologia, a cidade saiu do 11º lugar para o 7º. Já no quesito Educação, Barueri alavancou do 13º lugar o 8º; e Governança, que estava na 64ª posição, deu um salto para o 15º lugar. Pela primeira vez, a cidade foi pontuada nas categorias Empreendedorismo (64º) e Urbanismo (19º).

O Bulevar Central da cidade ainda com poucas alterações

Brasil 5.0
Barueri, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), participou também do prêmio Brasil 5.0 com o projeto Barueri Cidade Inteligente, por estar alinhada com os cinco pilares propostos pelo Instituto Micro Power: Sociedade, Pessoa, Negócio, Governo e Economia. O prêmio reconhece e valoriza as iniciativas da Prefeitura de Barueri por expandir serviços prestados à população por meio da Tecnologia da Informação com o objetivo de otimizar e melhorar a qualidade de vida.

Investimentos
Para a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, a redução da criminalidade está diretamente ligada aos investimentos realizados no setor no último quadriênio. Neste período foi instalado o Centro Integrado de Monitoramento (CIM), ampliando o número de câmeras de vigilância para mais de 480 unidades. A Guarda teve a frota de viaturas modernizada, inclusive com GPS, e atuou com mais proximidade das demais forças de segurança”, relata a secretária.

 

BARUERI MAIS SEGURA

Barueri diminuiu em 2020 a quantidade de crimes ao patamar mais baixo desde que as estatísticas passaram a ser divulgadas neste formato.

O total de casos de homicídio doloso, furto, roubo e subtração de veículo no ano passado foi 23,73% menor do que no ano anterior. A redução chega a 41,73% quando a comparação recua até 2016.

As taxas de furto, de roubo e de furto e roubo de veículo por 100 mil habitantes em 2020 são as menores da história da cidade desde 1999, quando iniciou a série de estatísticas. O mesmo acontece com as taxas de furto e de roubo de automóvel a cada 100 mil veículos.

O índice de homicídio doloso por 100 mil habitantes ficou em 6,34, sendo a quarta melhor taxa já registrada em Barueri, atrás apenas dos anos de 2010 (5,82), 2018 (3,81) e 2019 (4,53). Organismos internacionais de segurança apontam epidemia de violência quando este indicador é superior a 10.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *