Atletas de projeto social em Carapicuíba vão para o Brasileiro

O próximo fim de semana é de feriadão e a moçada do projeto social Cobra Kai parte para o Campeonato Brasileiro em Itapecerica da Serra. Sob comando do shihan (mestre) Luciano Fernandez, a equipe foi campeã do Troféu São Paulo Interestilos e, portanto, qualificada para o nacional. O mestre é de Carapicuíba e onde toca o Cobra Kai há quatro anos – ação social que vem desde 2002 na comunidade da Igreja São Lucas que fica na Avenida Inocêncio Seráfico, 2450, Vila Silva Ribeiro.
O trabalho já aponta vários atletas campeões e, o mais importante, um batalhão de bons cidadãos que hoje valoriza a sociedade carapicuibana – conforme o próprio shihan destaca. Para ele, essa formação social é a grande recompensa. No karatê há mais de três décadas, ele reforça que campeonatos têm finalidades específicas e momentâneas mas que a filosofia dessa arte marcial é permanente e que vale para a vida. Assim, ao mesmo tempo que vai formando atletas para competições, vai cuidando dos valores marciais.
No Interestilos realizado em outubro no Pacaembu, por exemplo, o shihan aplaudiu vários atletas do Cobra Kai no pódio. Por fim, a equipe de Carapicuíba conquistou o primeiro lugar na classificação geral. Agora vem o Campeonato Brasileiro, o mestre segue pegando forte por mais títulos mas sem abrir mão dos conceitos sociais do Cobra Kai: “O karatê muda a vida das pessoas em todos os sentidos. Apenas presenciando ou vivendo o esporte de perto é que a mudança é vista.”
Ele trabalha com atletas que vivem em situações de risco, em áreas de extrema insegurança social. Portanto, ao falar da importância do karatê para essa moçada, o mestre sabe da real profundidade desse resgate social.
Na Comunidade São Lucas, o karatê é gratuito e as aulas são às terças e quintas às 19h, aos sábados às 9h. Mas há uma mensalidade sim, só que não valendo grana – o interessado se matricula sem pagar nada mesmo, nada de boleto mensal só que, como o projeto é social da comunidade, a mensalidade que cabe é 1kg de alimento durável por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here