Autistas terão identificação

Colunistas Nilson Martins

O Projeto de Lei 90/2020 – enviado pela prefeitura de Osasco, foi aprovado pelo Legislativo de Osasco, numa sessão ordinária por vídeo conferência. A nova lei, que será sancionada pelo prefeito Rogério Lins, vai instituir a carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. Com três diferentes síndromes, que são caracterizadas por desordens no desenvolvimento neurológico, as características principais são: a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio de linguagem; uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos e dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O documento garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Nada de esmorecimento

Na nossa edição da semana passada relatamos aqui que o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli (PSD) estava impugnado – e assim estava marcado no site do TSE. Candidato a prefeito pela coligação “Por amor a Parnaíba” por um lapso de nossa parte esquecemos de constar que o mesmo tinha direito ao recurso. E foi o que ele fez. De impugnado, agora está “Impugnado com recurso”. Afirmando estar tranquilo, Silvinho garantiu que seus advogados vão reverter a situação. A manifestação do TSE ocorreu no dia 28 de outubro quando ele foi pego de surpresa. Logo teremos novidade, pois o pleito ocorre daqui 9 dias, e a justiça eleitoral garante que tudo será resolvido antes da eleição.

Em prol dos animais domésticos

Durante sessão da Câmara Municipal de Barueri, na última terça-feira, o vereador Kascata (PSL) apresentou indicação ao prefeito Rubens Furlan (PSDB) em que solicita, além da punição criminal, que o animal vítima de maus tratos tenha seus custos veterinários pagos pelo agressor, seja para tratamento público ou particular. No final de outubro, o mesmo vereador também apresentou Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos veterinários, como clínicas, hospitais e petshops, a comunicarem as autoridades caso haja sinais de que o animal tenha sofrido maus tratos. O descumprimento da lei terá multa de até 10 Unidades Fiscal de Barueri (UFIB), o que correspondente a R$ 317,80; valor dobra em caso de reincidência. De acordo com sua proposta, o CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) também poderá receber denúncias de maus tratos e notícias de abandono de animal em locais em que estão em descuido ou saúde debilitada, sofrerão multa. O Conselho também irá participar de campanhas de castração e vacinação.

Está com Covid

Prefeito por dois mandatos em Carapicuíba, Sérgio Ribeiro (PT), foi internado com covid-19, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. “Estou bem e meu quadro é estável, mas precisarei de mais alguns dias para acompanhamento médico”, disse. Adiante pediu para os correligionários ganharem as ruas. “Conquistem mentes e corações. Obrigado pelo carinho”. Afirmou o ex-prefeito e petista Sérgio Ribeiro em suas redes sociais. Em um áudio obtido pela reportagem do jornal Giro S/A, o político, que tenta seu terceiro mandato à frente da administração municipal de Carapicuíba, afirma que está internado, mas absolutamente bem e que permanece na unidade hospitalar em observação.

Em apoio às mulheres

Através das redes sociais, o prefeito Rogério Lins destacou implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Ela atende mulheres vítimas de violência. “Agora iremos ampliar esse serviço e criar a Casa de Passagem (equipamento que permite às vítimas deixarem suas residências e terem um local seguro, com apoio médico e psicológico), esclareceu o prefeito afirmando que tal medida servirá para oferecer segurança às mulheres que sofrem de agressão e ameaças. Para denunciar e pedir apoio da Ronda Guardiã Maria da Penha, basta ligar no 153 ou 0800 771 6511.

Cães e gatos agradecem

Osasco já conta com um hospital e uma clínica de emergência veterinária, ambos são totalmente gratuitos. Desde a inauguração, já foram realizadas perto de 30 mil consultas. A revelação vem de levantamentos do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Osasco. De acordo com a administração municipal, as unidades, uma na zona Norte e outra na zona Sul da cidade, foram realizados – até o começo de novembro – 29.823 consultas. Dados apontam, também que ocorreram 3.765 cirurgias. Enquanto que os exames laboratoriais somaram 69.681 e os de imagem, 23.636. Já as diárias de internação chegaram a 1.154, os serviços de oftalmologia a 1.339 e os retornos a 20.172.

Foi excluído

A “Coligação Inovação Osasco Já”, que tem como candidato a prefeito Marco Souza Dateninha, lamentou a atitude do Sintrasp (Sindicato dos Servidores Públicos de Osasco e Cotia) e da APOS (Associação dos Professores de Osasco) de não realizarem entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Osasco .“Ao que parece, as entidades representativas do Funcionalismo Público escolheram para as entrevistas apenas os candidatos que lhes foram convenientes”. Para Dateninha, essa decisão arbitrária limitou o poder de decisão dos eleitores, uma vez que a população e os servidores públicos de Osasco associados à entidade não puderam conhecer todas as propostas de governo para melhorar a cidade. “O Sintrasp e a APOS não deram direitos iguais a todos os candidatos que disputam as eleições 2020. Assim, não podemos apresentar e explicar nossos projetos”, protestou o candidato do Solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *