Barueri se posiciona à frente de municípios como São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com taxa de ocupação de 74,7%, Florianópolis (SC), com 66%, e Vitória (ES), com 65,6%. A taxa de 111% significa que a cidade emprega mais gente que sua população economicamente ativa, sendo assim, muitas pessoas que moram em outras cidades vêm trabalhar em Barueri.
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza indicadores do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila.
Os principais objetivos do Prêmio são “reconhecer boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal e incentivar a implementação de iniciativas de gestão públicas”.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo), “o destaque que Barueri recebeu reforça o compromisso de trabalhar para o aprimoramento do ambiente socioeconômico da cidade. Por isso a Prefeitura sempre procura facilitar a criação de novos postos de trabalho e de tornar mais adequadas as condições de funcionamento das empresas no nosso município”.
Todos os municípios brasileiros são analisados pelos critérios do IGMA. O índice é consolidado através da análise de seis pilares e de 62 indicadores selecionados sobre:
• Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
• Educação;
• Saúde e Bem-estar;
• Infraestrutura e Mobilidade;
• Sustentabilidade;
• Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Aliada dos empregadores
A questão da empregabilidade é prioritária na gestão da Prefeitura de Barueri. É por isso que a Casa do Trabalhador, ligada à Sict, oferece gratuitamente serviços de recolocação profissional aos moradores da cidade.
Para a supervisora da Casa do Trabalhador, Luciane Lopes da Silva, a entidade tem sido bem flexível neste segundo semestre na disponibilidade de agendas para processos de contratação realizados. “Com a procura de grandes empresas pelo nosso serviço ficamos com a agenda bem concorrida, e mesmo assim conseguimos atender a todos”, ressalta Luciane.
A responsável pelas contratações da empresa B2W, Shirley Jamile Pessoa, utiliza os serviços da Casa do Trabalhador e elogia a iniciativa da Prefeitura. “Sem a Casa do Trabalhador não conseguiríamos captar bons profissionais”, afirma.
Louise Veloso, da Empresa Umana, também recomenda os serviços. Para ela é muito importante a parceria que se estabelece na divulgação das vagas e pela disponibilidade de locais para a realização dos processos seletivos.