O número de homicídios dolosos permaneceu zerado na mesma comparação, a exemplo do mês anterior (julho de 2019). Na soma dos principais delitos (homicídios dolosos, roubos, furtos e veículos subtraídos), Barueri teve o mês de agosto mais seguro desde 2012. A redução da totalidade destes crimes, em relação a agosto do ano passado, é de 22,3%.
O número de roubos em geral (excluindo o de veículos) é o menor já registrado em um mês de agosto desde o início da série histórica, em 2002. A queda, em relação a agosto de 2018, é de 32,9%.
A quantidade de veículos roubados ou furtados é a menor, para agosto, desde 2011. O indicador baixou 47,2% no comparativo com o mesmo mês do ano passado.
Os furtos em agosto, excluindo os de automóveis, diminuíram 7% em relação a 2018 e registram a menor taxa para este mês desde 2012.
De acordo com a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, a baixa dos índices de criminalidade na cidade se deve ao grande número de operações desencadeadas ao longo dos meses em todos os bairros da cidade e ao aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal nas ruas em razão do horário extraordinário.
Após mapeamento dos locais de incidência criminal, a Guarda traça estratégias definindo as áreas principais e secundárias para realizar operações de intensificação do patrulhamento. “Realizamos diversas operações integradas com as demais forças de segurança em todos os períodos. Intensificamos também as operações realizadas nas divisas do município, as operações com ênfase na abordagem a motociclistas e, sobretudo, o patrulhamento com vistas a bares e similares, principalmente no período noturno”, explicou a secretária.
