Batman: octogenário mais vigoroso do que nunca


Batman 80 – A exposição traz à visitação mais de 500 itens das coleções particulares de Ivan Costa e Márcio Escoteiro. Um programa para todas as idades.


 

Por: Luís Varinha

No final de década de 1930, o desenhista Bob Kane produzia HQs de suspense para a revista Detective Comics. O mundo dos quadrinhos estava extasiado com a estreia do Superman na revista Action Comics, também publicada pela National Periodical (primeiro nome da atual DC Comics). Foi então que Kane sugeriu para a editora um novo herói: um homem sem poderes sobre-humanos, extremamente inteligente, que vestia máscara com orelhas pontudas e uniforme com asas de morcego. Assim surgiu Bat-man, publicado pela primeira vez em maio de 1939 na edição número 27 da Detective Comics.

Batman perdeu o hífen do nome, passou pelas pranchetas de centenas de artistas/desenhistas, transcendeu as páginas das revistas de quadrinhos, virou série de TV, filme no cinema, milhares e milhares de produtos licenciados (de cuecas a lancheiras) e chegou aos 80 anos mais vigoroso do que nunca. Sua legião de fãs (de idosos a crianças de tenra idade) nunca parou de crescer, o que fez com que o Homem Morcego se tornasse o personagem mais icônico da cultura pop mundial, reconhecido (e adorado) em qualquer lugar do planeta.

Idealizada por Ivan Freitas da Costa – colecionador e sócio fundador da CCXP e da Chiaroscuro Studios – Batman 80: A exposição faz parte das comemorações pelos 80 anos do personagem, celebrados durante todo esse ano. Trata-se de uma experiência imersiva: a partir do momento que adentrar pela porta da Mansão Wayne, o visitante poderá mergulhar de cabeça em ambientes familiares ao Homem Morcego.

Da Batcaverna ao covil do Coringa, do Asilo  Arkham  ao apartamento da Mulher-Gato, são doze ambientes estilizados, recheados de quadrinhos que marcaram a história do personagem, desenhos originais assinados por seus artistas, bem como centenas de brinquedos e colecionáveis, alguns deles raros, como o batarang original utilizado por Val Kilmer em Batman Eternamente (de Joel Schumacher, 1995). As peças de memorabilia pertencem ao próprio curador, Ivan Freitas da Costas, e a Márcio Escoteiro, maior colecionador de Batman do país e um dos maiores do mundo.

Vale ainda destacar o magistral trabalho cenográfico de responsabilidade da Caselúdico, empresa especializada na criação e execução de exposições imersivas, de grande sucesso como Castelo Rá-Tim-Bum, Tim Burton, Expo Mickey 90 e Quadrinhos.

No final da jornada os visitantes encontrarão uma loja com produtos oficiais, incluindo itens de edição limitada, criados exclusivamente para a exposição (com preços especialmente acessíveis), e uma praça de alimentação tematizada. Isso tudo torna Batman 80 – A exposição um programa imperdível para fãs do Homem Morcego de todas as idades.

 

 

 

Serviço:  Batman 80 – A exposição

Data: de 05 de setembro a 15 de dezembro de 2019

Local: Memorial da América Latina | Espaço Multiuso | Portões 8, 9 e 13

Estação Barra Funda do Metrô

Horários:

Terça a Sexta: das 12 às 21h

Sábados, Domingos e Feriados: das 10h às 21h

Estacionamento pago no local

 

Ingressos de R$ 17,50 a R$ 45,00

Meia-entrada para estudantes, idosos, professores e portadores de necessidades especiais conforme legislação vigente

Entrada gratuita para crianças até 4 anos

 

Ingressos com hora marcada à venda no site www.batman80expo.com.br e na bilheteria do Memorial da América Latina

 

Facebook.com/batman80expo

Instagram.com/batman80expo

#batman80expo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here