Bola cheia

Colunistas Sem Mordaça

Com a aprovação de seu governo e com a força política demonstrada pela eleição de Gerson Pessoa a deputado estadual com uma votação espetacular, mais de 143 mil votos e destes mais de 110 mil só em Osasco, o prefeito Rogério Lins está com a faca e o queijo em mãos e com isso, o novo presidente da Câmara de Osasco para o biênio 2023/2024 provavelmente deverá ser aquele por ele indicado.

Presentão
Funcionários da Câmara Municipal de Osasco vão curtir miniférias no final deste ano. O trabalho neste ano no legislativo osasquense vai se encerrar em 16 dezembro e o retorno previsto dos servidores será em 02 de janeiro de 2023. Este período de descanso foi oficializado por Ato da Presidência publicado na edição 2322 do IOMO do último dia 17.

Cooperativismo
Nesta quinta-feira, 20, na agência Osasco da SICREDI, associados participaram de uma palestra cujo objetivo foi fortalecer o cooperativismo. Estes são os princípios da Sicredi; adesão livre e voluntária, gestão democrática (os sócios votam), participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse social na comunidade. Vale lembrar que 70%, 80% dos europeus estão nas cooperativas. No Brasil já são mais de 11 milhões de associados.

Fantástico
Vai ser aberto ao público neste sábado, 22, em Barueri, um dos mais modernos e completos complexo cultural do Brasil, denominado a Praça das Artes, projeto arquitetônico de Ruy Ohtake e um dos maiores marcos da prefeitura e do governo do visionário e realizador prefeito Rubens Furlan. A secretaria de Cultura e Turismo de Barueri preparou uma vasta programação cultural começando dia 22 com a orquestra do maestro João Carlos Martins, em seguida com o musical Barnum: O Rei do Show (dias 23 e 24) e o show com as cantoras Zizi e Luiza Possi (dia 28).

Merecedor
Quando será que o legislativo de Osasco perpetuará o nome do saudoso Dr. Faisal Cury, denominando um equipamento público, de preferência da saúde. O conceituado médico chegou em Osasco no ano de 1961. Em 1965 fundou a APM – Regional Osasco. É dele também a 1ª Maternidade de Osasco, Maternidade Dr. Cury. Ele também foi secretário municipal da Saúde, presidente da FITO, teve quatro mandatos de vereador e foi vice-prefeito. Sempre envolvido em causas sociais, médico competente e amigo de todos, especialmente dos mais humildes.

Segundo turno
Nesta segunda-feira, 24, entre às 10 e 12 horas, os candidatos Lula, à presidência do Brasil e Fernando Haddad, a governador de São Paulo, acompanhados de lideranças do PT, entre elas, o deputado reeleito Emidio de Souza, estarão em Osasco e farão uma caminhada pelo Calçadão da Antônio Agu.

Desigualdade
Com raras exceções de candidatos de partido que abre mão de recursos via Fundo Eleitoral, a distribuição dos demais partidos para seus candidatos a deputado estadual e também federal, acaba privilegiando os atuais detentores de mandatos e muitas vezes nada ou pequenos valores são repassados aos demais candidatos. Com essa desproporção o resultado é que a renovação nas Casas Legislativas é menor do que poderia ser. Porém para toda regra há exceções e nem sempre dinheiro é garantia de sucesso eleitoral.

Celeiro de craques
Não será nenhuma surpresa que na convocação de Tite para a Copa do Mundo do Catar, estejam três jogadores nascidos em Osasco, a saber, o goleiro Ederson que atua no Manchester City e os atacantes Antony, do Manchester United e Rodrygo, do Real Madrid.

Recordar é viver

Na foto de Klaus Werner, o prefeito eleito Hirant Sanazar e sua esposa a primeira-dama Janette Kolanian Sanazar, na residência do casal em Presidente Altino, momentos antes de se dirigir para o Cine Glamour onde seria diplomado em 1962 como o primeiro prefeito de Osasco.

Errata
Diferentemente do que foi publicado erroneamente na edição 1473, o candidato eleito Rogério Santos não é do PL e sim do MDB. Por este motivo pedimos desculpas aos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *