Proposta busca valorizar a atuação dos profissionais e ampliar a conscientização sobre saúde mental no município
A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 86/2026, de autoria do vereador Rodrigo Gansinho (PL), que institui o Dia Municipal do Psicanalista Clínico, a ser celebrado anualmente em 6 de maio.
A proposta tem como objetivo promover ações de conscientização, orientação, palestras e seminários sobre a importância da psicanálise clínica, ampliando o acesso da população à informação e incentivando o cuidado com a saúde mental.
Segundo o vereador Rodrigo Gansinho, a iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido pelos psicanalistas clínicos, profissionais que desempenham papel fundamental no acolhimento emocional, na escuta terapêutica e na promoção do bem-estar da população.
Durante a discussão da matéria, os parlamentares destacaram a crescente preocupação com os índices de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado da saúde mental em todas as faixas etárias.
Além do projeto sobre os psicanalistas, o Plenário também aprovou outras cinco propostas, entre elas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, suplementação de recursos para o Fundo Social de Solidariedade e decretos legislativos concedendo homenagens a instituições e personalidades.

