Solenidade, proposta pela vereadora Stephane Rossi, dará protagonismo às pessoas surdas, que terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, lutas e conquistas
Para dar visibilidade à comunidade surda, a Câmara Municipal de Osasco irá promover, no próximo dia 26 de setembro, uma Sessão Solene proposta pela vereadora Stephane Rossi, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.
Mais que evidenciar os desafios e as perspectivas da inclusão das pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Sessão Solene pretende dar visibilidade às conquistas, além de debater políticas públicas, acessibilidade, educação bilíngue e o papel da Libras como ferramenta de empoderamento e inclusão.
“Estou em contato com a comunidade surda desde a campanha e venho trabalhando em defesa da causa porque precisamos da visibilidade para as pessoas surdas que, neste evento, terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, incentivando uma reflexão para a construção de uma sociedade mais igualitária para todos”, destaca a vereadora Stephane Rossi.
Durante o evento, pessoas surdas convidadas irão contar suas histórias para mostrar a importância da língua de sinais para garantir a comunicação em um mundo sem barreiras entre pessoas surdas e ouvintes.
O presidente da Associação de Surdos de Osasco (ASO), Ademir Ferreira, destaca a importância do evento. “Será um marco tanto para o legislativo quanto para toda comunidade surda de Osasco. Também é muito importante a participação de todos, surdos e ouvintes, para que se tenha a conscientização da importância da nossa luta e que esse evento também seja um combustível para nos dar força para aprender ainda mais e ter ações mais acessíveis para a comunidade surda.”
O evento é aberto a toda comunidade e será realizado, a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Osasco (Avenida dos Autonomistas, 2607 – Centro – Osasco – SP). Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo WhatsApp: (11) 99496-9828.

