O prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, Aprígio (Podemos), foi alvo de tiros na tarde desta sexta-feira, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com o secretário de Comunicação da cidade, Arnoldo Landiva, o candidato foi atingido no ombro esquerdo e socorrido primeiramente a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade, e depois levado ao Hospital Albert Einstein na capital paulista. O prefeito, de 72 anos, estava consciente e encontrava-se “estável” no momento da transferência, segundo nota da prefeitura (leia abaixo, na íntegra).
Aprígio estava retornando de um compromisso de campanha a bordo de um carro blindado com mais três pessoas, na Avenida Aprígio Bezerra da Silva, quando sofreu os disparos, por volta das 15h. De acordo com sua equipe, outro veículo se aproximou pela lateral e efetuou diversos tiros, conseguindo perfurar a blindagem do carro em que estava o prefeito. Só o candidato se feriu.
O prefeito disputa o segundo turno da eleição contra o candidato Engenheiro Daniel (União), que obteve 48,98% dos votos válidos na primeira votação. Daniel é aliado do prefeito do município vizinho de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), que enfrenta acusações de ligação com o crime organizado. O candidato à reeleição teve 25,93% dos votos válidos no primeiro turno.
A polícia ainda está em busca dos autores dos ataques, segundo informações da equipe de Aprígio. Segundo as primeiras informações transmitidas por policiais que atuam no caso, os suspeitos estariam a bordo de um carro vermelho modelo Kwid e teriam efetuado os disparos com um fuzil.
Em nota, a a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as equipes da Delegacia Seccional de Taboão da Serra “estão em campo em busca de informações que auxiliem na identificação da autoria e no esclarecimento dos fatos”. “Demais detalhes serão passados após o término do registro de ocorrência”, concluiu a pasta.
O Hospital Albert Einstein, situado no bairro do Morumbi, até o momento não informou o quadro de saúde do prefeito.
Além de Aprígio, também estavam no carro alvo dos disparos (um Jeep Renegade), o secretário municipal de Segurança, Tenente Paulo Sérgio; o motorista do candidato; e um videomaker de sua campanha. O veículo será periciado por equipes da Polícia Civil.
Aprígio havia visitado uma obra em trecho municipalizado da rodovia Regis Bittencourt pela manhã e retornava do almoço quando foi alvo do atentado. O prefeito se preparava para conceder uma entrevista coletiva a respeito das ações de prevenção da prefeitura para as chuvas previstas para o fim de semana.
O prefeito concorre à reeleição com uma coligação que reúne nove partidos. Além de sua própria sigla, o Podemos, apoiam a candidatura PT, PCdoB, PV, PL, PSB, PDT, PSD e Avante.