Capelinha do Helena Maria é uma obra arquitetada por Oscar Niemeyer

Não se tem ao certo o ano de construção da obra, mas conta a história que foi projetada em homenagem a um padre que foi morto na região. No ano de 1994 a prefeitura reformou a capela com uma modelagem feita por Oscar Niemeyer.
Atualmente é um dos pontos mais conhecidos da Zona Norte de Osasco, usada como ponto de referência para a localização.
Oscar Niemeyer é carioca, morreu no ano de 2012, foi conhecido por ser um dos maiores arquitetos do Brasil, com mais de 600 obras assinadas.
No ano de morte do arquiteto, Celso Giglio que era o prefeito no ano de reforma da capelinha, declarou em uma entrevista dada ao PSDB: “O traço do arquiteto, concebendo a Capelinha, ganhou vida numa reunião que tivemos, tendo em mente, de um lado, a falta de recursos, de outro, a necessidade de darmos o devido tratamento a esse altar popular. Niemeyer fez o esboço e já ali estava a linha que o diferenciava. Depois, finalizado o projeto, ele doou sua “obra” a nosso município. Hoje, o reverenciamos, com a marca da justiça que devem receber todos aqueles que fizeram o bem pela cidade de Osasco”.
A zona norte de Osasco passa hoje por um grande crescimento populacional e comercial principalmente na região da capelinha conta com bancos, hospitais, dentistas, mercados e diversas lojas dos mais variados segmentos. Contudo, o local hoje não tem nem uma placa que indique essas informações e traga ao conhecimento do público a importância de cuidar, manter e valorizar a obra.
A falta de divulgação de cultura faz locais com grande importância como esse passarem despercebidos.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa capelinha do Helena Maria projetada por Oscar Niemeyer é horrorosa!! É um acinte à verdadeira fé, é um acinte à Santa Igreja Católica, é um acinte à Nossa Senhora!! É um absurdo encomendar a um comunista uma capela. Esse é um dos tantos desmandos cometidos em nossa cidade. A capelinha do Helena Maria merece ser demolida, tanto quanto merece ser demolida a Catedral de Brasília e o próprio Plano Piloto da capital do Brasil. Essas obras de gosto soviético nada têm a ver com a identidade do povo brasileiro – antes, são provocações a céu aberto, a zombarem do desígnio de Deus para o Brasil, de Terra de Santa Cruz, de país eminentemente Católico Apostólico Romano. Essas e outras obras de Oscar Niemeyer só servem para enfear onde são construídas e atrair sobre o Brasil a ira de Deus. O arquiteto comunista é motivo de VERGONHA para quem busca a santidade e não se contenta com uma cultura de araque. Niemeyer é um falso herói, aclamado por pseudo-cultos e pseudo-letrados, gente cuja índole tem mais a ver com comer grama no pasto e andar de quatro. Como respeitar alguém que projetou uma catedral que mais se parece com um cacho de bananas? Aquilo é zombaria à Sacratíssima Hóstia do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por extensão, do Augustíssimo Sacrifício Uncruento da Santa Missa. Oscar Niemeyer espalhou a feiúra, a dessacralização, a irreverência, e o totalitarismo genocida em suas obras, trocando em miúdos, suas obras são expressões de ódio à civilização e à salvação do homem por Deus imolado no Calvário. Graças a Deus, não sou enganado por esses consensos fajutos em torno dos maus que nos são apresentados como grandes e modelares. Quem encomendou e aprovou aquilo lá no Helena Maria tem o caráter igualzinho, como se diante de um espelho. Aprovenha a Deus que a capelinha do Helena Maria venha abaixo, e no lugar seja construída uma capelinha realmente católica. Osasco parece uma curva de rio, em que a feiúra e a idolatria do progresso são favorecidas das maneiras mais sórdidas. Outro exemplo é aquela escultura horrível que fica na Av. dos Autonomistas, na altura da avenida da Unifieo. Aquela concepção é um lixo, aquilo não é arte. A mente de quem louva a falta de sentido e da fragmentação do homem só pode estar entalada numa privada e levando sobre si repetidas descargas. Mais uma vez: a elite revolucionária que nos governa, e que lá atrás separou Osasco de São Paulo, desde então não vem fazendo outra coisa que transformar Osasco numa curva de rio, na pior acepção que há nessa expressão. Que vergonha!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here