Colégio de Osasco vai promover debates com candidatos a deputado

Capa Política

O Colégio Tesla em Osasco irá promover na próxima semana, debates com candidatos ao legislativo estadual e federal. A proposta, alinhada ao currículo educacional, é levar a relação de ensino-aprendizagem para o campo prático, lúdico e com protagonismo dos estudantes. No campo das ciências humanas as temáticas de exercício da cidadania, conceitos políticos básicos como estado, poder, sistemas e regimes de governo são muito vivas, especialmente no ensino médio.

Muitos dos alunos trazem à tona para a mediação escolar a fala sobre eleições, e o papel da escola segundo os administradores da instituição é criar espaços para que eles possam explorar a diversidade deste assunto com democracia e participação política.

Nos próximos dias 10 e 12 de agosto, o colégio Tesla vai realizar debates com pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente. Todos os espectros políticos estarão representados, bem como, as perguntas partirão dos alunos nas temáticas educação, juventude e cidade de Osasco, com participação da imprensa.

“A política está diretamente inserida na vida das pessoas e a escola, por sua vez, não pode se fechar para isto. É fundamental educar para a cidadania, estimulando pessoas mais participativas e críticas. Nossos estudantes vão tendo contato desde cedo com o que é um processo de escolha consciente dos nossos representantes, e que participar do processo democrático vai além do voto. Isso justifica a necessidade de dialogar sobre os processos eleitorais e estimula a consciência dos direitos e deveres com crítica e autonomia.” Natália Hirose é mestranda em ciência política pela UNICAMP e professora de sociologia no Colégio Tesla.

Alguns nomes confirmados, para ambos os dias, são: Simony dos Anjos (PSOL); Dr. Lindoso (PSC); Mônica Veloso (PDT); Kiko Celeguim (PT); Carol Cerqueira (União Brasil); Emerson Osasco (Rede); Emidio de Souza (PT); Bancada Feminista (PSOL) entre outros a confirmar. 

O debate será aberto também para participação dos pais, movimentos sociais e demais interessados, a partir de inscrição, disponível nas redes sociais do colégio, com vagas limitadas. É totalmente gratuito.

https://www.instagram.com/teslads/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.