Com 53 linhas, cerca de 411 mil pessoas devem passar pelo Novo Terminal da Vila Yara em Osasco

Cidades Destaque

Nesta quarta-feira (24), o Terminal Amador Aguiar – Vila Yara foi entregue à população após obras de ampliação e de ter sido totalmente reformado pela EMTU, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Estiveram presentes na cerimônia o Vice-Governador, Rodrigo Garcia; o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o Diretor-Presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve e o Prefeito de Osasco, Rogério Lins.

“Com esse terminal vamos atender com mais qualidade e conforto a população que utiliza o transporte público. A diretriz deste Governo é melhorar cada vez mais o sistema de transportes da região”, comentou Alexandre Baldy.

O prédio, de propriedade do município de Osasco, recebeu investimento de R$ 31,5 milhões do Governo do Estado, que possibilitou a expansão da área construída de 9 mil m² para 17 mil m².

A localização do Terminal é estratégica para a mobilidade da região oeste da Grande São Paulo na ligação com a capital. Está situado numa das extremidades do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, empreendimento que, quando finalizado, terá 23,6 km de extensão, sendo 5 km no trecho já construído entre Itapevi e Jandira, 11 km no trecho Jandira até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso – Km 21 (terminal Carapicuíba incluído), e 7,6 km do Terminal Luiz Bortolosso – Km 21 até o Terminal Vila Yara.

O vice-governador destacou o ganho de conforto para as pessoas que utilizam o transporte da região. “O Terminal da Vila Yara é uma importante obra de mobilidade urbana, que a exemplo de outras que estamos realizando na região metropolitana, proporciona qualidade de vida às pessoas com mais conforto, segurança e tempo para ficar com suas famílias”, afirmou o Vice -governador Rodrigo Garcia.

Nova configuração

Com a ampliação, o Terminal Vila Yara passa a contar com cinco plataformas cobertas para atender a 53 linhas de ônibus em operação. Desses, 27 serviços metropolitanos são gerenciados pela EMTU/SP, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Também passarão pelas plataformas 21 linhas municipais de Osasco e cinco municipais de São Paulo. No total, 388 ônibus devem utilizar diariamente as plataformas. Cerca de 411 mil pessoas deverão circular todos os meses pelo local.

Após a reforma, local ganhou nova configuração, além de dois banheiros totalmente acessíveis e um bicicletário com capacidade para 32 bikes. No pavimento térreo estão localizadas as plataformas de embarque para passageiros, bilheterias, sanitários e edificações anexas ao conjunto: guaritas de controle de acesso de veículos, gerador de energia e local fechado para armazenamento de lixo.

O pavimento superior possui um centro comercial todo reformado, com lanchonetes, lojas, quiosques, sanitários públicos e espaços reservados à alimentação. Foram construídas salas de apoio para administração, para as empresas operadoras, sala de reuniões, refeitório, vestiários e sanitários para funcionários. A área externa ganhou uma nova área de convivência com espaços ajardinados, bicicletário, playground e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Linhas intermunicipais que operam no terminal Vila Yara

20 – CARAPICUIBA (VILA DIRCE)/OSASCO (VILA YARA)

22 – CARAPICUIBA (VILA DIRCE)/OSASCO (VILA YARA)

23 – CARAPICUIBA (COHAB V)/OSASCO (VILA YARA)

82 – PIRAPORA DO BOM JESUS (JARDIM BOM JESUS)/OSASCO (VILA YARA)

082DV1 – PIRAPORA DO BOM JESUS (JARDIM BOM JESUS)/OSASCO (VILA YARA)

082BI1 – PIRAPORA DO BOM JESUS (IGAVETA)/OSASCO (VILA YARA)

122 – BARUERI (PETROBRÁS)/OSASCO (VILA YARA)

130 – JANDIRA (JARDIM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA)/OSASCO (VILA YARA)

133 – ITAPEVI (COHAB)/OSASCO (VILA YARA)

133BI1 – ITAPEVI (VILA JOIA)/OSASCO (VILA YARA)

223 – CARAPICUIBA (COHAB V)/OSASCO (VILA YARA)

230 – BARUERI /(ALPHAVILLE)/OSASCO (VILA YARA)

246 – SANTANA DE PARNAIBA (JARDIM SÃO LUIS)/OSASCO (VILA YARA)

246BI1 – SANTANA DE PARNAIBA (RUFÚGIO DOS BANDEIRANTES)/OSASCO (VILA YARA)

263 – CARAPICUIBA (JARDIM NOVO HORIZONTE)/OSASCO (VILA YARA)

283 – CARAPICUIBA (CIDADE ARISTON)/OSASCO (VILA YARA)

303 – BARUERI (PARQUE IMPERIAL)/OSASCO (VILA YARA)

345 – BARUERI (VALE DO SOL)/OSASCO (VILA YARA)

350 – ITAPEVI (COHAB)/OSASCO (VILA YARA)

350BI1 – ITAPEVI (VILA JOIA)/OSASCO (VILA YARA)

420 – OSASCO (VILA YARA)/COTIA (TERMINAL METROPOLITANO)

420VP1 – OSASCO (VILA YARA)/COTIA (TERMINAL METROPOLITANO)

428 – BARUERI (JARDIM DO LIBANO)/OSASCO (VILA YARA)

517 – ITAPEVI (COHAB)/OSASCO (VILA YARA)

557 – JANDIRA (JARDIM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA)/OSASCO (VILA YARA)

840 – OSASCO (TERMINAL Km 21- Luiz Bortolosso)/SÃO PAULO (METRÔ BUTANTÃ)

850 – OSASCO (TERMINAL Km 21- Luiz Bortolosso)/SÃO PAULO (LAPA)

7 thoughts on “Com 53 linhas, cerca de 411 mil pessoas devem passar pelo Novo Terminal da Vila Yara em Osasco

  1. Boa noite!
    Como cidadão osasquense que usa transporte público, ao meu ver foi desnecessário o investimento o que seria muito necessário era uma linha de metrô na Vila Yara ou uma linha de trem na Vila Yara, em nada vai mudar para quem precisa chegar na Vila Yara e usa trem e metrô!
    Sugiro que os idealizadores deste projeto realizem o percurso da estação Presidente Altino até o terminal e sinta a falta de acessibilidade até o terminal, e piorou quando a pessoa desce metrô Butantã e tem chegar até o terminal depois de um dia de trabalho é no mínimo 40 minutos.
    O mínimo que poderia ser feito era ter uma linha de ônibus circular da estação até o terminal!
    O trajeto é perigoso e não é curto.

  2. A av franz voegelli esta precisando de mais linha de onibus,pq so tem 1a. Existe vários condomínio na rua tais como pq dos Pinheiros,pq dos carvalhos, piscine e outros cerca de 2000 pessoas tem q se locomover até a autonomista para pegar 1 ônibus para o centro de osasco. Agradeço a atenção

  3. Antes tinhamos linhas para São Paulo como Trianon MASP, Praça Ramos… infelizmente, parece que tiraram do terminal.
    Se as pessoas precisam sair da rodoviária para ir até o ponto perto do Shopping Continental para acessar esses ônibus, não vejo mto benefício.

  4. Ficou pior, pois antes todos os ônibus que iam para a capital, saiam daí, e agora temos que se arriscar saindo na rua para chegar até o shopping Continental para pegar os ônibus e tem outras linhas que ficam mais longe ainda de acessar…. Anhangabaú, Praça Ramos, Trianon, Pompéia… cadê a mobilidade? Pessoas idosas como eu como vão para consultas médicas em São Paulo, Hospital das Clínicas, e pior havia linhas metropolitanas que iam direto para a Barra funda, Clínicas, etc que passavam ee foram tiradas sem análise das necessidades da população. Essas linhas passavam em Quitaúna (no meu caso), mais elas vinham de Carapicuíba, Itapevi, etc. Foram investidos milhões, mais o povo tem que andar, se arriscar para ter acesso aos ônibus que ligam Osasco à São Paulo, que inclusive saem de locais que não tem nem cobertura, se estiver chovendo a população que se dane.

  5. Muito bom saber disso, ainda mais um lugar que tanto conheço e que mudou para melhor, parabéns pela ampliação, creio que será um sucesso se for bem coordenado e cuidada pelos gestores, desejo a todos força e fé na caminhada do dia a dia que sempre é fácil, mais aí alguém passa a lembrar de nós os usuários de transportes e acaba facilitando nossa vida e tornando melhor em pequenas coisas, que nesse caso foi uma grande mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *