Carmônio Bastos nasceu em Pilão Arcado, na Bahia e veio para São Paulo com o objetivo de estudar e trabalhar. Seu primeiro trabalho foi como office boy, na sequência por 8 anos foi funcionário da Colgate e depois por 23 anos trabalhou na empresa Laboratórios Payot.
Em Osasco Carmônio chegou em 1983, fincando suas raízes no bairro Presidente Altino. Sempre participativo nas coisas da cidade que o recebeu, Carmônio começou a se destacar com participações esportivas, até que, por 6 anos, foi o presidente da Liga de Futebol Amador de Osasco, entidade que ele revolucionou, a tirou do ostracismo que se encontrava, ampliando o número de clubes filiados, promovendo competições, inclusive valorizando o futebol feminino, distribuindo uniformes e materiais esportivos e até mesmo, conseguindo junto ao governo do Estado e com patrocínio na época, da Eletropaulo, a iluminação do Estádio José Liberatti, mais conhecido como Estádio do Rochdale.
Graças a seu desempenho na área esportiva, atendendo convite do então prefeito Jorge Lapas, candidatou-se pela primeira vez a vereador em 2016. Foi bem votado e acabou na primeira suplência do partido.
Em 2018, o atual prefeito Rogério Lins o convidou e Carmônio Bastos assumiu como secretário municipal da pasta Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. E a exemplo do que fizera na LFAO, Carmônio revolucionou a pasta e no período como titular, entre outras conquistas para o esporte, foram finalizados 7 campos de futebol e deixou outros 7 em obras e com 26 modalidades esportivas atendendo em média 11 mil munícipes semanalmente.
As realizações de Carmônio na LFAO e como secretário municipal da SEREL, o levaram a ser eleito vereador em 2020 para mandato de 2021 a 2024. Graças a seu desempenho no Legislativo, Carmônio foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2023/2024. Como vereador, suas principais bandeiras são a saúde, esporte, educação e inclusão. Carmônio é autor das leis que criaram o Bolsa Técnico, Busca Ativa Escolar e Auxílio Melhor Idade. Este último beneficia, mensalmente, mais de 5mil aposentados e pensionistas do IPMO. Em 2024 também foi ele quem liderou junto aos vereadores a ação que destinou mais de R$ 17 milhões à saúde por meio de emendas parlamentares impositivas e que criou o Programa Idoso Ativo, transformado em Começar 60+ pela secretaria de Emprego, Trabalho e Renda.
Com Carmônio na presidência da Câmara Municipal desde janeiro de 2023, o Legislativo já aprovou mais de duzentos Projetos de Lei. Carmônio concorre a vereador pelo PODEMOS e apoia Gerson Pessoa, candidato a prefeito e Lau Alencar a vice-prefeito.