Coréia: A Meca da Beleza

Colunistas Dra Simone neri

Esta semana, estou na Coréia do Sul a convite da empresa Medbeauty para conhecer de perto a fábrica de Fios de PDO I-thread e fazer um treinamento de capacitação em fios de PDO, além de conhecer de perto outros lançamentos e tendências em tratamentos tecnológicos faciais como, por exemplo, a aplicação de Preenchedores cutâneos faciais à base de ácido hialurônico.

Considerada a Meca da Beleza, em 2017, o setor de beleza da Coreia do Sul movimentou cerca de US$ 13 bilhões (aproximadamente R$ 48 bilhões), de acordo com a empresa de pesquisas em varejo Mintel. O famoso K-beauty é a indústria de beleza coreana que não tem medo de arriscar e testar novos ingredientes para o famoso SkinCare coreano. Segundo a editora de Marie Claire do Reino Unido, Katie Thomas, a indústria da beleza coreana está 10 a 12 anos à frente do resto do mundo.

As sul-coreanas têm impresso em seu DNA a valorização da pele cujo pensamento é deixá-la tão limpa e clara que necessite o mínimo de cobertura.  Enquanto a rotina de cuidados com a pele na maioria do mundo tem três passos, o ritual das coreanas tem DEZ!!!!

Tudo isso porque coreanos são um povo muito preocupado com a aparência, fazendo os jovens quererem seguir o modelo ocidental de beleza como as atrizes ou modelos estrangeiras.

O padrão de beleza coreano difere do brasileiro. No Brasil, o nosso foco fica bastante no corpo. Visto que as academias estão cada vez mais em alta e as cirurgias estéticas mais populares têm foco no embelezamento estético do corpo, muito mais do que o rosto. Já na Coreia, por outro lado, esse foco é bem mais forte com relação aos traços do rosto, inclusive com direito a entrar nos mínimos detalhes sobre o que é considerado bonito ou não, o que leva a um número bem mais alto de procedimentos estéticos no rosto.

Algumas pessoas podem achar exagerado, porém, a rotina de beleza coreana vem ganhando adeptos no mundo todo principalmente durante a pandemia devido ao aumento da visualização das redes sociais.

Produtos coreanos são focados em deixar a pele natural, homogênea e reluzente, o “skinglass”, ou aparência de vidro, que significa uma pele lisinha e sem manchas. Entre tantos produtos inovadores, podemos citar a mucina de caracol (a substância viscosa que o molusco produz para se locomover), usada em hidratantes, além do chá verde para controle da oleosidade, o uso de pérolas em iluminadores e própolis de abelha para nutrir e deixar a pele mais macia. Na próxima semana, contarei para vocês tudo que aprendi e vi na Coreia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *